As profissionais do escritório CLS Arquitetas Associadas mostram como construir um ambiente propício para uma verdadeira experiência cinematográfica

Experiência do cinema em casa pelo CLS

Depois da pandemia que abalou o mundo, alguns hábitos adquiridos neste período permanecem. Por exemplo, uma sessão de cinema no aconchego da sua casa, sem que você precise enfrentar o trânsito ou as enormes filas dos centros comerciais.

Em recente pesquisa realizada pela FSB Pesquisa, revelou-se que 75% dos brasileiros assistem a produções por algum streaming diariamente. Além disso, hoje em dia, já é possível também ter toda a qualidade de uma sala de cinema na sala da sua casa.

Isso, sem falar na diversa variedade que as plataformas oferecem, ou seja, você não precisa se limitar a apenas uma produção.

Com todo esse leque de oportunidades para transferir a sessão cinema para sua casa, você pode aproveitar a comodidade e o aconchego do seu lar e reunir a família ou os amigos mais próximos para uma noite de cinema no conforto do seu lar.

O primeiro passo para momentos assim é a escolha da tela na qual o filme vai ser projetado. É isso que vai gerar a emoção e a atmosfera de uma verdadeira sala de cinema.

A melhor opção vai depender do tamanho que você tem disponível, como explica a arquiteta e sócia proprietária da CLS Arquitetas Associadas, Kivia Costa.

“Se o espaço for pequeno, o ideal é optar por uma tela de 80 a 90 polegadas. Se o ambiente for um pouco maior, adquirir um projetor é perfeito para recriar um cenário cinematográfico. No mercado, existe uma grande variedade de tamanhos e tecnologia avançada, para cada necessidade, que brindará uma experiência única aos convidados”, esclarece a profissional.

Além da tela para a projeção do filme ou filmes escolhidos, um aspecto que não deve ser deixado de lado é a qualidade do áudio. Foi-se o tempo que apenas o cinema oferecia uma qualidade perfeita tanto de vídeo como de som.

Ter um bom sistema de áudio fará a diferença e permitirá que você e seus convidados aproveitem ao máximo o filme que assistirão.

“Se desejam uma experiência espetacular, podem optar pelos processadores e receptores Dolby Atmos e Auro 3D de áudio multicanal para uso residencial. Estes estilos de sons são os utilizados nas salas de cinema comerciais. Claro que, neste ponto, é fundamental pensar na posição dos equipamentos”, pondera a arquiteta e também sócia proprietária da CLS Arquitetas Associadas, Erika Steckelberg.

Com o áudio e vídeo perfeitos e bem projetados, outro aspecto técnico para a sua sala de cinema em casa é a iluminação. Neste caso, todo o espaço deve estar corretamente iluminado, para que uma ótima experiência aconteça.

“É recomendável uma luz tênue atrás da televisão ou da tela do projetor. Também é possível optar por colocar luzes de led nas paredes ou rodeando a tela da televisão. Isso dará ao local um efeito incrível. Cortinas do chão ao teto controlam a luz natural, assim, nada vai atrapalhar a qualidade da imagem”, acredita a arquiteta Graziela Costa, outra sócia da CLS Arquitetas Associadas.

Além de todos esses aspectos, sua noite de cinema em família ou entre amigos deve ser confortável para todos.

“Para um ambiente exclusivo para as sessões de cinema, no mercado existem poltronas muito similares aos assentos do cinema comercial. São reclináveis, com porta-copos e mesa para os aperitivos. Já para os home theaters, opte por sofás amplos, com mais de 4 lugares e em formato em L, que são muito mais confortáveis”, finaliza Erika.

Contato:
CLS Arquitetas Associadas
(31) 2511-7444 / (32) 3372-1410
http://cls.arq.br

 

#CLSArquitetas