Escritório ACIA Arquitetos dá vida ao ‘Espaço Insights e Tendências’, durante o Expo Shopping, maior feira de negócios do setor

Atendendo ao convite da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o escritório ACIA Arquitetos foi responsável por conceber o espaço Tendências e Insights, uma área interativa de 700m2 com inovações e tendências para o setor, na mais importante feira do setor de shopping centers da América Latina.

A proposta visa trazer aos 12 mil visitantes, a experiência de desfrutar das principais inovações e tendências que a arquitetura proporciona em experiências de lazer e consumo.

Focando na temática do “Shopping do Futuro”, o stand de 700m2 foi pensado para apresentar as novas dinâmicas em torno destes centros comerciais.

O conceito principal parte da linha de transformação destes espaços em um hub social no qual a arquitetura é responsável por criar áreas de convivência que atendem aos novos padrões comportamentais em torno da socialização, consumo e necessidades de uma nova era, que já vinha se desenhando no período pré-pandemia e se concretizou nos últimos dois anos.

A humanização direciona este novo modelo de shopping centers apresentado pelo estúdio, que deverá ser mais aberto em seu design, profundamente integrado ao meio urbano, à comunidade de seu entorno e com novos usos destes espaços.

Dentro do stand projetado, o Acia Arquitetos segmentou as áreas para experiências distintas que
promovem os conceitos de:

• Tecnologia: um espaço dedicado à inclusão de experiências voltadas para realidade virtual, games, arenas para e-games e cinemas interativos, agregando um mercado em expansão à experiência recorrente dos shoppings centers.

• Economia circular: o espaço traz como destaque a inclusão de empresas que focam no mercado fashion sustentável, adaptando-se à demanda crescente por um estilo de vida que prioriza o consumo de alternativas limpas.

• Comunidade: o espaço traduz o papel social do shopping para os bairros de seu entorno, com o apoio às comunidades locais e à formação educacional de novos profissionais para o varejo.

• Coworking: nesta área, há como proposta, a integração de espaços corporativos e colaborativos que deverão abrigar novas startups e trabalhadores remotos dentro da estrutura dos shoppings.

• Sustentabilidade: a área demonstra as soluções técnicas para a redução do gasto de recursos naturais, focando no aproveitamento energético, sistemas de reuso de água e manutenção adequada de resíduos.

• Mobilidade: partindo da ideia de integração com o bairro para qualificação do urbanismo, o espaço difunde a ideia de shoppings como novas centralidades urbanas com melhores acessos a transportes alternativos, como patinetes, bikes e carros elétricos. Na proposta, além de disponibilizar carregadores para os autos, empresas de locação especializadas neste segmento deverão atuar dentro destes novos complexos.

Além do stand, o ACIA Arquitetos irá promover palestras dinâmicas no formato TED com especialistas e empresários convidados, trazendo novas vozes para as discussões sobre as tendências deste novo modelo dos grandes centros comerciais.

Com 15000m2 de área, a Expo Shopping, maior feira de negócios do setor de shopping centers, acontece simultaneamente ao 17° Congresso Internacional de Shopping Centers, ambos realizados pela Abrasce, e, por meio de uma parceria inédita com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), ocorrem, no mesmo local, a Franchising Expo e o Congresso Internacional de Franchising, de 22 a 24 de junho no Expo Center Norte. A programação geral também trará outros expositores, área gourmet e diversas palestras.

Contatos:
ACIA Arquitetos
(11) 3266-4155
https://aciaarquitetos.com.br

17° Congresso Internacional de Shopping Centers
(11) 3506-8300
https://congresso.abrasce.com.br/

 

#ACIA