Studio Sacchi Arquitetura assina projeto de cobertura duplex no bairro do Ipiranga, em São Paulo

Cobertura duplex pelo Studio Sacchi

A espaçosa cobertura duplex localizada no Alto do Ipiranga, em São Paulo, com uma privilegiada vista 180º, ganhou um novo projeto do Studio Sacchi Arquitetura, dos arquitetos Edgar Sacchi e Di Santarosa.

O projeto teve como ponto de partida a readequação da área para que a família pudesse aproveitá-la em sua totalidade no dia a dia.

O primeiro passo foi redesenhá-lo, convertendo-o em um camarote privilegiado de onde os donos pudessem desfrutar da exuberante vista e receber os amigos em uma atmosfera mais convidativa.

Cobertura duplex pelo Studio Sacchi

Para isso, foi executada uma reforma completa, com alteração do sistema de impermeabilização, novas instalações elétricas e hidráulicas e novos pisos e revestimentos.

O antigo telhado, muito baixo e com colunas de madeira que atrapalhavam a circulação, foi removido e substituído por um novo em estrutura metálica.

Para uma melhor circulação e iluminação, a funcionalidade do projeto se fez presente e duas grandes portas de vidro foram criadas para integrar completamente o ambiente de 190 m².

Vigas metálicas foram içadas e, na área externa, foi criado um banco em concreto aparente em “L”, apoiado em uma extremidade da parede do prédio e, na outra, apoiado em uma sobra de viga usada na cobertura para não gerar resíduo.

Com esta mesma ideia foi adicionada uma lareira móvel cuidadosamente desenhada e executada usando sobras do telhado.

O novo telhado passou a cobrir o espaço gourmet e sua nova grande ilha em pedra cinza que serve de apoio e como mesa para refeições.

Em toda a área externa foi escolhido o piso Munari da Portinari e nas paredes a cor Casa de Campo da Suvinil, que levou mais cor e alegria à cobertura, remetendo a energia do espaço à de uma casa no campo.

Na parede do espaço gourmet foram utilizados o revestimento Távola da Portinari e na churrasqueira um modelo da Politec.

Os espaços internos também foram completamente repensados pela arquitetura. Os acessos à cobertura mudaram de lugar, e a antiga sala, sem uso, transformou-se em uma sala de jogos, música e bar.

Anteriormente com dois banheiros, um foi demolido, dando espaço à criação de um lounge interno. Nele foi utilizado o revestimento Louvre da Portinari e uma bancada de lavatório em granito quartzo super white da Stone Boutique.

Na parede, uma arte da artista Marcela Amaro completou o ambiente com criatividade e sofisticação.

O paisagismo foi estrategicamente pensado para trazer bem-estar e qualidade de vida. Um jardim vertical foi posicionado em uma parede chanfrada do prédio, um pergolado externo metálico foi criado e espera, ansiosamente, o crescimento da vegetação que ficará pendurada entre as tramas metálicas e o cordão de luz.

Ficha:
Arquitetura: Studio Sacchi Arquitetura
Projeto: Cobertura Ipiranga
Construção: Waves Engenharia
Gerenciamento/Coordenação: Arquiteto Edgar Sacchi Filho e Arquiteta Di Santarosa
Local: Alto do Ipiranga – São Paulo (SP)
Ano: 2021
Área: 150m²

Contato:
Studio Sacchi Arquitetura
(11) 3645-0536 / (11) 993-998-268
https://www.studiosacchi.com.br/

 

#StudioSacchi