Marca gaúcha concilia inovação com técnicas ancestrais e respeito à madeira em mais de 20 lançamentos

Schuster apresenta Coleção 2022

Há mais de 50 anos no mercado, a marca gaúcha Schuster se tornou uma das líderes do setor de mobiliário de design assinado e anuncia sua Coleção 2022. A linha é inspirada em movimentos, curvas, trançados que se encontram e formas que desafiam a matéria-prima e o processo produtivo como conhecemos, além de elementos cerâmicos pautados na cerâmica portuguesa. A nova coleção promete ser mais um marco criativo dentro da história da empresa.

Após um ano de 2021 emblemático para empresa, com diversos lançamentos – incluindo um livro e uma grande exposição sobre o arquiteto e designer Bernardo Figueiredo no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo – a Schuster lança 20 itens, entre cadeiras, poltronas, buffets e outras peças, assinadas por grandes nomes nacionais, que mostrarão a capacidade de explorar técnicas ancestrais da madeira, sem deixar de lado o trabalho humano artesanal, característica que só uma empresa familiar e mestre em marcenaria como a Schuster poderia fazer.

Para este momento, a empresa focou em conciliar as ideias inovadoras dos designers parceiros com os saberes da marca, que tem como diferencial o trabalho de excelência em madeira e um DNA criativo precursor no segmento. Com mais de 5 décadas de história e tradição, a Schuster se destacou durante os anos como uma marca especializada em trazer inovação, a descoberta de novos nomes no design e com o trabalho com nomes já consagrados, estimulando sempre diferentes olhares para o móvel. Os designers da nova coleção desenvolveram peças a partir de interpretações atuais, unindo o resgate da marcenaria clássica e técnicas tradicionais às mais novas tecnologias industriais.

“A Schuster é muito aberta a parceiros criativos, independentemente dos anos dessas pessoas no mercado. O que importa para a empresa é ter profissionais alinhados com o trabalho da Schuster que entendam o nosso pensamento e consigam trazer novas ideias a partir disso”, conta Mila Rodrigues, diretora criativa da fábrica.

Sérgio Stark é um dos novos designers que colaboram com a Schuster na Coleção 2022. Desenhando a Cadeira Nina, Sérgio criou uma peça delicada que, com suas linhas simples e ousadia na forma, é uma clara declaração de amor ao modernismo brasileiro. Conforto e estética não foram esquecidos na peça de estrutura fina e angulosa, que busca trabalhar a madeira de maneira proveitosa e responsável.

A marcenaria, sempre um destaque significativo nas coleções da Schuster, vem carregada de maturidade, respeito e aproveitamento máximo que a matéria-prima pode oferecer, como uma maneira de se criar diferentes espessuras, texturas, formas e tonalidades.

Um exemplo desse trabalho é a Poltrona Paco, uma peça cujo o ponto de partida foi justamente esse desafio construtivo. Desenhada pelos designers Leonardo Lattavo e Pedro Moog da Lattoog, a cadeira tem uma estrutura de forma sinuosa que revela um jogo de curvas de madeira suavemente entrelaçadas que contrastam com os generosos volumes estofados. Para que essa peça pudesse existir, foi necessário o desenvolvimento de uma nova técnica dentro da fábrica, deixando nítida a vontade tanto dos designers quanto dos colaboradores de explorar e inovar o trato com a madeira, através de muito estudo e expertise conquistada ao longo de décadas de experiência.

Outro grande destaque da coleção é a utilização da cerâmica portuguesa pintada à mão, técnica que remete à organicidade e ancestralidade que a Schuster busca replicar nos lançamentos. As peças que contam com este trabalho são as Mesas laterais Lusa, desenhadas por Henrique Schreiber. A observação da cerâmica histórica, presente em praças, igrejas e estações férreas por todo território português, foi a grande inspiração para o processo criativo. Nelas, bem como nos utensílios cerâmicos encontrados nas moradas portuguesas, é possível perceber a irregularidade, singularidade e o traço humano presentes em cada peça, como se fosse uma conexão tátil com o passado e com o autor. A proposta das mesas laterais Lusa é aliar a manufatura tradicional da Schuster com a cerâmica artesanal, explorando formas orgânicas, cores e texturas únicas, para oferecer ao mercado peças totalmente exclusivas devido à singularidade do traço humano.

Serviço
Schuster Móveis
tel.: (55) 35431-1399
moveis-schuster.com.br