As arquitetas Ieda e Carina Korman , do Korman Arquitetos, apresentam as vantagens do uso das instalações visíveis

Korman Arquitetos com tubulação aparente

Uma das características mais marcantes do estilo industrial, tendência dos lares contemporâneos, é a tubulação aparente. Quando expostas, elas são capazes de trazer uma identidade mas jovem e urbana para o projeto, remetendo aos lofts nova-iorquinos. Muito além da estética, porém, essa escolha traz inúmeras vantagens.

“Por não exigir nenhuma quebra na alvenaria, a tubulação aparente pode agilizar uma reforma e, consequentemente, diminuir os custos dela”, dizem Ieda e Carina Korman, arquitetas à frente do escritório Korman Arquitetos.

Segundo a dupla, o planejamento é essencial para esse tipo de instalação. “É necessário pensar na localização de terminações, interruptores, tomadas, torneiras e outros itens, podendo assim traçar o melhor desenho da tubulação pelo projeto”, afirmam.

Como elas ficam visíveis e passam a fazer parte da decoração do lar, é preciso tomar cuidado com o encaixe das peças e com o caminho que os canos e conduítes farão pelas paredes e tetos, criando desenhos que se harmonizem com todo o décor. “Tudo isso sempre considerando as necessidades da casa e da família”, complementam.

Korman Arquitetos com tubulação aparente

Apesar de todo cômodo poder receber a tubulação aparente, Ieda e Carina Korman alertam também sobre o tipo de tubulação adequada para cada situação.

“O aço galvanizado ou tubos de cobre são os mais utilizados para instalações elétricas. Agora, quando o assunto é hidráulica, o PVC é o mais indicado. Ele pode ser pintado para harmonizar com o ambiente”, explicam as profissionais do Korman Arquitetos, que alertam. “Na hidráulica, nunca cruze tubos de água fria com os de água quente”.

As profissionais elencam as principais vantagens de optar por esse tipo de solução:

Flexibilidade – Sem dúvidas a principal vantagem da tubulação aparente é sua flexibilidade, possibilitando que se acrescente novas tomadas e interruptores com facilidade. “A mudança de layout também é mais simples quando a tubulação está exposta, assim como sua manutenção”, afirmam as profissionais do Korman Arquitetos.

Amplitude do pé-direito – Além de não pedir por intervenções na alvenaria, um projeto com tubulação aparente pode ganhar um pé-direito mais amplo, pois esse tipo de instalação também descarta a necessidade do rebaixamento de gesso. “O pé-direito maior, mais do que belo, pode criar um ambiente mais amplo e ventilado”, afirmam as arquitetas Ieda e Carina Korman.

Diferentes usos – Quando aparente, a tubulação ganha um novo atributo – ela passa a fazer parte da decoração e pode ser incorporada com outros usos, como em corrimões de escadas, estrutura de prateleiras e estantes, dentre outros. “Assim, ela garante que o estilo do apartamento esteja de acordo com as estruturas, reforçando a estética industrial”, dizem.

Versatilidade de aplicação – A tubulação aparente pode ser usada em salas, quartos, cozinhas e até mesmo em espaços comerciais, além de residenciais. “Restaurantes e bares podem explorar essa solução, criando ambientes com muito estilo”, opinam Ieda e Carina Korman.

Economia – Por fim, por não exigir intervenção na alvenaria ou forro, a tubulação aparente gera uma economia de tempo na obra, que consequentemente a torna mais econômica. “O importante, para isso, é sempre contar com um bom planejamento e mão de obra especializada”, relembram as arquitetas.

Contato:
Korman Arquitetos
(11) 3060-8313
http://www.kormanarquitetos.com.br/

 

#Korman