Escritório C2HA Arquitetos assina projeto, com estilo urbano e detalhes rústicos, para apartamento de 180 m²

C2HA rústico e urbano

Um apartamento de 180 m², localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo, recebeu novo projeto assinado pelo escritório C2HA Arquitetos, que tem à frente os sócios Ivan Cassola, Fernanda Castilho e Rafael Haiashida.

O casal de moradores desejava que o novo lar fosse moderno, confortável, com ambientes fluidos e adequados à rotina da família. Como ambos precisam trabalhar de casa algumas vezes, pediram por um home office mais isolado e funcional.

Além disso, com uma filha pequena, queriam uma brinquedoteca, um espaço exclusivo para ela se sentir à vontade para brincar e bagunçar como quisesse.

C2HA rústico e urbano

O projeto teve como ponto de partida trazer o estilo cosmopolita ao apartamento, com acabamentos mais urbanos e, ao mesmo tempo, quebrar a monotonia e criar ambientes mais interessantes com alguns toques rústicos.

Dessa forma, o escritório optou por um porcelanato em formato grande que simula o aspecto do concreto para os pisos da sala e da cozinha, e pelo cimento queimado para as paredes da cozinha e do lavabo.

As quebras com detalhes rústicos aconteceram com a parede de tijolos na sala de estar e no tom mais quente do painel de madeira. Nas áreas íntimas, o taco de madeira existente foi reaproveitado e restaurado, proporcionando mais aconchego aos quartos.

C2HA rústico e urbano

Para um resultado impactante, mas à prova do tempo, os arquitetos apostaram em cores mais neutras nos demais ambientes, como o branco e o cinza, que garantiram mais destaque aos itens de decoração e leveza ao projeto final.

O principal desafio, segundo os arquitetos, foi a instalação dos equipamentos de ar-condicionado. Como o apartamento não tinha um pé direito em uma altura que permitisse instalar um forro de gesso (especialmente na sala de estar), foi preciso dividi-lo em dois núcleos diferentes e utilizar duas condensadoras para evitar muitos cortes na passagem da infraestrutura.

As condensadoras foram posicionadas na varanda da sala – que por ser muito estreita não teria tanta funcionalidade — e para disfarçar as máquinas e dificultar o acesso para filha do casal, os arquitetos apostaram no paisagismo e selecionaram diversos tipos de plantas para fazerem parte do ambiente.

O grande destaque do projeto é a sala de estar muito ampla e com contrastes de materiais que dialogam muito bem: madeira, tijolo e concreto. Com design marcante, foram privilegiados móveis da Clami, Prototype e ArboREAL, que complementaram a mistura do urbano com o rústico e agregaram ao visual do apartamento.

Graças aos painéis articulados em madeira foi possível flexibilizar o uso dos espaços, separando ou incorporando completamente a cozinha da área social.

O projeto de iluminação foi pensado com o intuito de possibilitar uma série de cenários para diferentes momentos do dia: com iluminação indireta para ocasiões mais relaxantes e luzes gerais para períodos de trabalho que exigem mais foco e atenção.

Além disso, a iluminação com trilhos na sala de estar também cumpre a função de decorar através da luz, já que este tipo de estrutura permite mover os spots de led conforme a necessidade e a preferência, iluminando vários pontos de acordo com a disposição dos móveis ou objetos decorativos.

Ficha:
Apartamento Jardins
São Paulo / SP
180 m²
Arquitetura: C2HA Arquitetos / @c2ha.arquitetos
Projeto: Ivan Cassola, Fernanda Castilho e Rafael Haiashida
Fotografia: Gisele Rampazzo / @giselerampazzo

Especificação:
Clami – @clamioficial
Prototype – @prototype_sp
ArboREAL – @arbo_real

Contato:
C2HA Arquitetos
(11) 992-483-991
https://www.c2ha.com.br/

 

#C2HAarquitetos