Escritório C2, da arquiteta Cris Mioranza, amplia ambientes para garantir espaço e conforto em casa que receberá novo integrante

C2 requalifica projeto dos anos 70

A vida muda, definitivamente, com a chegada de um filho. Tornam-se necessárias adaptações nos horários, reorganização de atividades e, impreterivelmente, reformulação na casa que antes abrigava um casal e, agora, acolhe uma criança. Esse foi o desafio do projeto elaborado pelo C2 Arquitetos para residência localizada em Caxias do Sul.

O espaço possui 450 m² e, destes, 330 m² foram repensados na intervenção planejada pelo escritório. A ideia inicial era que a reforma abrangesse apenas o quarto do bebê, mas, ao fim, a opção foi por uma reforma inteira, inclusive na estrutura do imóvel.

“Retiramos paredes, mexemos em tudo com o objetivo de dar amplitude e integração aos ambientes”, relata a arquiteta Cris Mioranza, responsável pelo projeto. Por se tratar de uma construção antiga, de meados dos anos 1970, o local era bastante compartimentado – característica abolida com o objetivo de ganhar espaço.

C2 requalifica projeto dos anos 70

Living e salão de festas, por exemplo, foram interseccionados. Outro espaço que recebeu ampliação foi a garagem e, por consequência, o quarto do casal, localizado logo acima.

Além do ganho de metragem, a reforma também fez do pátio uma espécie de protagonista da casa. De acordo com Cristina, toda ela agora está voltada para ele, com os moradores tendo acesso de diversas formas, principalmente pelo living, praticamente uma extensão do espaço externo.

C2 requalifica projeto dos anos 70

“Foi realmente uma requalificação, um retrofit que atende às novas atividades dos clientes”, comenta a arquiteta, destacando que toda a integração também pode ser alterada para espaços separados caso os moradores entendam ser necessário.

Entre os detalhes que se sobressaem está uma charmosa pérgola que envolve tanto a parte reformada quanto a preservada da casa, em estrutura metálica branca. Também são destaques a instalação de iluminação de led e um muro de taipa que já estava presente antes das intervenções e foi mantido.

“Era uma casa muito imponente, com telhados fortes que trouxemos para a frente. Ao fim, está bem visível o que foi feito de alterações, mas também aquilo que foi mantido de antigamente”, reforça a arquiteta.

C2 requalifica projeto dos anos 70

O imóvel ficou com onze cômodos. Na maior parte, o piso instalado foi o porcelanato. No andar superior, dos quartos, a escolha foi pelo laminado. Na parede a opção foi principalmente por pintura e, em determinados espaços, papel de parede, além de tijoletas. O estilo seguido foi o clean, minimalista, com um toque de antiguidade, por escolha do cliente.

Como parte do processo, a arquiteta definiu, juntamente com os donos do imóvel, desde as cores das tintas que seriam utilizadas, revestimentos, pisos e acessórios diversos. Por indicação dela, por exemplo, a Meber Metais foi a empresa escolhida para fornecer os acabamentos para os banheiros.

“Todos os monocomandos para chuveiros, pias, banheiras, são da coleção Tonino, que são peças exclusivas com design moderno. A forma destes monocomandos é uma das mais bonitas e elegantes do mercado. Além disso o cliente gosta muito de peças cromadas, um desejo que foi plenamente atendido com a disponibilidade dos monocomandos cromados da linha Tonino”, diz a profissional.

Especificação:
Meber / @mebermetais
Meber Rejanne Carvalho Leite / @rejanecarvalholeite
A Casa acabamentos / @acasa.acabamentos
Itália estofados / @italia.estofados
Palladios Decor / @palladiosdecor
Granitos.com / @granitoscom
Vila Rica /
Art Rarus Antiquário / @artrarusantiquario
Scheid Esquadrias / @scheidesquadrias

Contato:
C2 Arquitetos
(54) 3028-4284 / (54) 3028-4282
http://www.c2arquitetos.com.br/

 

C2 Arquitetos