Ambiente assinado pelo Studio Garoa para a Decornautas Design House traz a natureza para casa harmonizando o verde selva com a madeira.

Home theater com personalidade

Em contraponto ao verde selva escolhido para o revestimento das paredes, os sofás e os racks, a madeira aquece o home theater. O ripado Akafloor usado no forro – que também pode ser empregado em paredes – segue até o rodateto, que dá acabamento ao conjunto.

É um autêntico home theater com um telão de 100 polegadas. Sim, o espaço é perfeito para moradores cinéfilos, como é o caso dos jornalistas e diretores de arte Allex Colontonio e André Rodrigues. Mas, muito além disso, projetado pelo escritório paulistano Studio Garoa, o ambiente de 33m² rompe padrões estéticos. “Feito para o compartilhamento de ideias e expressões, o local é uma manifestação física das críticas que fazemos ao design, à arquitetura e à arte há mais de 20 anos”, diz o jornalista Allex.

Tendo o verde selva como protagonista, com toques de terracota, a sala de TV – que também serve como biblioteca – reflete a personalidade dos moradores e também a origem dos arquitetos, o paulistano Jeronimo Faria e a paraense Larissa Moraes. “As cores usadas remetem a natureza e à cultura amazonense e ainda atendem o desejo dos moradores de ter um home theater colorido e original”, justifica Jeronimo.

Também usado como biblioteca, o ambiente tem racks idênticos para acomodar livros e objetos. As cortinas blackout garantem “o escurinho do cinema” desejado. Em cores terrosas, as almofadas e itens pontuais harmonizam com a madeira do forro e do piso Akafloor.

O uso de madeira no ambiente trouxe o acolhimento desejado. “O resultado foi um match perfeito entre piso e teto”, diz Allex. O forro ripado de madeira Tauari, da Akafloor, garante maior conforto térmico e acústico – o que é fundamental, aliás, em se tratando de um home theater. O rodateto largo dá acabamento ao laminado melamínico, usado como revestimento das paredes. “O elemento decorativo diminui visualmente o pé-direito do espaço, trazendo mais aconchego”, diz o arquiteto Jeronimo. Já o piso de madeira Garapa, também Akafloor, tem réguas estreitas que dão a ilusão de um ambiente mais amplo. Outra vantagem do piso pronto de madeira maciça com tábuas de 7 cm de largura é a economia e a menor probabilidade de empenamento.

Monocromáticos, a maioria dos móveis, a cortina do tipo blackout e até o ar-condicionado – que foi adesivado! – acompanham a tonalidade protagonista do espaço. “Escolhemos quatro racks idênticos que parecem brotar das paredes verdes. A ideia era manter a simetria e unidade no home theater”, explica Jeronimo. Os sofás modulares, também na mesma cor, priorizam o conforto e permitem diversas configurações. Os tapetes by Kamy têm tons e texturas sobrepostas.

Complementando por todo ambiente a iluminação cênica foi planejada cuidadosamente. Os arquitetos mesclaram luz indireta e direta. “A canaleta do teto cria um jogo de sombra no forro ripado. Os spots direcionáveis destacam os quadros e os mobiliários. Já os pendentes Fas são responsáveis pela iluminação pontual”, explica o arquiteto.

“O resultado desse espaço feito para expressões artísticas é uma área de descompressão, de relaxamento, de absorção cultural e de absolvição de nós mesmos”, define Allex Colontonio.

Serviço:
Akafloor
tel.:  (32) 3371-1000
akafloor.com.br
@akafloor_oficial
@studio.garoa
@decornautas
@allexcolontonio
@r_andreh
@rafael_renzo
@rafaelrenzo_fotografia