Um espaço público democrático para a construção coletiva e aberto a imprevisibilidades
Uma praça. Uma escola. Um parque. Na infância o primeiro contato com o mundo enquanto sociedade é a escola, é a semente da cidadania.
Nos interessa refletir sobre a criação de um espaço público democrático, com suas tensões, oferecendo a possibilidade de construção coletiva e aberto a imprevisibilidades.
O chão da escola é a extensão da praça que ali estava, forjado em um único equipamento público, com possibilidades para diferentes arranjos do espaço comunitário.
A escola no centro da comunidade. É, em essência, uma cobertura que abriga e acolhe: crianças, pais e educadores.
Os volumes construídos se protegem sob a cobertura, ao redor da arena, sem imposição de isolamento perante o exterior.
No centro, uma arena e sua simbologia milenar: fogueira, palco, festa, dança, conversa e sobretudo brincadeira.
A brincadeira é uma experiência de autoprodução, as crianças se criam e se recriam ao brincar. A exploração dos espaços e objetos, para a criança, é uma atividade lúdica que propicia a alegria da descoberta de si e do outro e contribui para o seu desenvolvimento.
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Uma “praça dentro da praça”. Num contexto de infâncias urbanas, o contato e a possibilidade de brincar na natureza contribui significativamente para o bem-estar integral das crianças, melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável – imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física.
Ficha:
Escola Parque
Escola municipal de ensino infantil EMEI Cleide Rosa Auricchio
São Caetano do Sul, SP
Arquitetura: Carolina Penna Arquitetos / @carolinapenna
Fotografia: Ana Mello / @anamello
Contato:
Carolina Penna Arquitetos
(11) 3666-8526
http://www.carolinapenna.com/