O projeto assinado pela arquiteta Cristiane Schiavoni evidencia a atmosfera acolhedora, soluções personalizadas e uma atenção especial para os felinos da família

Cristiane Schiavoni com playground para pets

O apartamento em Osasco, cidade localizada na grande São Paulo, é o lar de um jovem casal e dois filhos pequenos. Com 116 m², o projeto conta com uma decoração graciosa, leve, atemporal e repleta de soluções eficazes, que facilitam o dia a dia da família.

Pelas mãos da arquiteta Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome, o imóvel se destaca por seu clima aconchegante, área social integrada e por não deixar de lado dois outros importantes integrantes da família: os dois gatinhos.

Para eles, a profissional desenhou um espaço pet na varanda, relevando-se com um dos pontos altos da arquitetura de interiores. “É fundamental incluirmos os pets na vida familiar e propiciar um espaço onde se sintam à vontade para brincar”, revela.

Os ambientes amplos e a mobília espaçosa têm o objetivo de receber a rotina dos moradores e seus convidados com muita tranquilidade e conforto. Na disposição do layout, Cristiane Schiavoni privilegiou a fluidez para que os pequenos possam circular e fazer suas brincadeiras com liberdade.

Cristiane Schiavoni com playground para pets

Área social integrada

Sala de estar e jantar – A paleta de cores neutras é o grande destaque do estar, pois além de congregar a sensação de aconchego, combina a elegância dos elementos especificados pela arquiteta, como o efeito perolado e sutil da mesa de centro – sem quinas e ideal para residências com crianças –, e a poltrona giratória no tom rosa candy color.

Na ambientação tão fluída, logo ao entrar, moradores e visitantes são abraçados pela sutileza das paredes na tonalidade palha, que se tornou uma base amistosa para compor com o sofá de suede em cinza claro, tapete de listras que seguem o mesmo gradiente e o toque descontraído das almofadas coloridas.

Sala de jantar – Com uma distribuição muito bem setorizada, a sala de jantar integrou um espaço em ‘L’ da planta, dispondo de uma área agradável para a mesa de jantar em laca, que foi acompanhada pelas cadeiras e o canto alemão com baú – solução de marcenaria que propicia mais área de armazenamento para os itens da casa –, e mais posições de assentos.

Varanda muito bem aproveitada – Ao incorporar a varanda no contexto do espaço social do projeto, a arquiteta desenvolveu soluções que atenderam aos desejos dos moradores em sua dinâmica familiar. Para agradar os dois gatinhos, o playground é uma área que se destaca no projeto, pois membros tão especiais da casa não devem ser deixados de lado.

“Fazendo parte de nossas vidas, eu acredito que os bichinhos merecem ter um espaço destinado a eles. E por que não os trazer para conviver em sintonia com os donos na parte social?”, indaga Cristiane.

Foi com esse pensamento que a condensadora do ar-condicionado, ao fundo, se tornou o ponto de partida: ao se camuflada com o revestimento de madeira, o futon ganhou sua uma estrutura, que foi aprovada por todos.

Na parte superior, os nichos vazados com a escadinha foram fixados para que os felinos realizem seus movimentos, além do arranhador, um item essencial para que o hábito de arranhar não seja realizado nos móveis.

“Com essas características tão inerentes aos gatos, que pulam, sobem e escalam com tanta facilidade, esse cantinho foi primordial para evitar que pratiquem esse comportamento nos armários, prateleiras e nos demais mobiliários. Precisamos oferecer opções para gastem energia”, explica a arquiteta.

Cristiane Schiavoni com playground para pets

“Em uma casa com animais de estimação, é sempre necessário conhecer os hábitos de cada espécie, seu porte, tipo de alimentação e modo de higiene para então pensar nos espaços e resoluções para essa convivência entre eles e os humanos”, completa.

Ainda na varanda, duplamente protegida com a tela e o fechamento de vidros – dois cuidados imprescindíveis para a tranquilidade de moradores com crianças e pets –, o banco em marcenaria recebeu a incumbência de armazenar os brinquedos.

E na porta camarão ripada, mais um ‘truque’ da arquitetura de interiores: ela camufla a estrutura da churrasqueira a carvão que, embora compacta, reúne tudo o que é fundamental: o duto de exaustão para não deixar que os odores transitem para os demais ambientes do apartamento ou para os vizinhos, a bancada de granito com pia e as prateleiras, que servem para acomodar tudo o que se precisa para grelhar as carnes. “Esse foi um pedido dos moradores, que preserva a decisão por mantê-la ou não em exposição”, relata Cristiane.

Cozinha – Anexada também à parte social, a cozinha realizada pela arquiteta prezou pela vida própria do ambiente, mas sem escondê-la propriamente.

Foi justamente com esse intuito que a marcenaria da sala foi produzida, abrindo as prateleiras que expõem os objetos decorativos no ambiente da sala de estar, como também o móvel que acompanha a TV giratória – perfeita para direcionar o eletroeletrônico para o lado desejado.

“Dessa forma, os moradores podem ter uma visão ampla da sala para a cozinha, mas não o contrário. Lá dentro, a movimentação para o preparo das receitas, e as louças que ficam para lavar, não ficam evidentes”, detalha.

Na marcenaria, bancada, gavetas e armários oferecem uma profundidade muito confortável para organizar tudo o que é preciso. Robusta, a coifa foi bem calculada para conter os odores e gorduras – um cuidado extremamente necessário em um apartamento integrado.

Geladeira, micro-ondas e forno estão integrados na marcenaria e, acompanhando as tendências que agregam facilidade e agilidade na cozinha, Cristiane Schiavoni inseriu um mix de inox com duas cubas espaçosas que foram completadas pela calha úmida para escorrer as louças e porta-detergente discreto, torneira touch com mangueira e triturador de resíduos orgânicos.

“Soluções que modernizam e adicionam praticidade no cotidiano dos moradores. É um sonho!”, descreve.

Dormitório do casal – O dormitório do casal de moradores foi muito bem otimizado: para o melhor aproveitamento do espaço, o projeto decidiu por não inserir uma cabeceira, propriamente dita. Nessa parede principal, um delicado e magnífico papel de parede, com inspiração oriental, assumiu o protagonismo.

Na marcenaria, armários espaçosos para complementar a organização e um cantinho para um home office, que todos sabemos, tornou-se inevitável. Todavia, por não ser uma demanda para um expediente completo dos moradores – apenas para ocasiões pontuais –, a profissional inseriu uma mesa com profundidade menor e uma cadeira com esse espaldar que abraça as costas.

Com a missão de ocupar os espaços com maestria o corredor contemplou os armários embutidos. Discretos e com as portas de correr, o planejamento setorizou super bem os espaços para a organização das roupas e dos demais acessórios que compõem a vida dos moradores.

Contato:
Cristiane Schiavoni
(11) 3649-4900
http://www.cristianeschiavoni.com.br/

 

#CristianeSchiavoni