Arquiteta Claudia Novaes, especialista no ramo gastronômico da CN Dois Arquitetura, mostra como a técnica do Storytelling faz a diferença e gera empatia e fidelização dos clientes
Comida e afeto andam lado a lado – seja através de uma receita especial, seja pela carga cultural ou até mesmo pela história de quem a prepara.
Portanto, há muito por trás de cada prato. E por que não trazer toda essa história para o conceito do restaurante, apresentando-a para os clientes?
“A técnica do storytelling é cada vez mais usada no marketing, despertando empatia e emoções nos clientes. É uma tendência no ramo gastronômico e pode fazer a diferença entre um bom restaurante e um endereço convencional”, afirma Claudia Novaes, especialista em arquitetura gastronômica à frente do escritório CN Dois Arquitetura.
Como o nome já sugere, o storytelling é a arte de contar histórias e se tornou uma grande estratégia de marketing para bons estabelecimentos, pois tem o poder de cativar um cliente. “As pessoas se lembram e se relacionam mais com o restaurante quando conhecem a história por trás dele, elas ficam curiosas e criam ligações que geram fidelização”, afirma a arquiteta, que complementa.
“Com o storytelling há uma valorização do produto e o cliente retorna, tanto pela qualidade do local, como por todo o imaginário que aquele lugar gerou, pela experiência de tudo o que comeu, ouviu, viu e sentiu”.
Segundo Claudia Novaes, para criar um estabelecimento com um bom storytelling é preciso que arquitetura e branding andem em sincronia. “Começamos sempre estudando o que o cliente vai vender, qual o seu público e suas expectativas. A partir disso criamos uma história que o ajuda a promover seus produtos”, explica.
Para isso, todo um estudo é feito sobre o estabelecimento, e o storytelling é guiado pelos atributos levantados através de pesquisas e dados, criando uma narrativa que responda a perguntas sobre a história do estabelecimento, a motivação por trás dele, inspirações e desafios.
Tendo em mente o público-alvo e a história bem definida, é possível começar a pensar em como apresentá-la para os clientes.
“Cada detalhe importa – desde a recepção do cliente até as placas personalizadas para cada área do estabelecimento. A aplicação do logotipo e seu material, cardápio, artes nas paredes, cores e até o uniforme do colaborador ajuda a contar uma história”, diz Claudia Novaes.
Bom exemplo disso é a padaria República Grão, que Novaes liderou a reforma. “Para esse projeto tudo foi baseado na história da República Velha, com referências de Minas Gerais e São Paulo, criando um ambiente rústico.
A pesquisa de referências visuais ditou o mood do projeto, e uma paleta de cores específica foi criada para envolver e ajudar a contar essa história”, explica a arquiteta.
Segundo Claudia Novaes, o storytelling é o caminho dos novos restaurantes, criando ambientes com personalidade, que encantam. “Todo o conceito deve ser bem pensado e desenvolvido em cima de uma narrativa, criando uma experiência única para quem por ali passa”, finaliza.
Contato:
Cn Dois Arquitetura
(11) 4116-4840
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