Arquiteta Ana Rozenblit, do escritório Spaço Interior, compartilha as experiências, histórias e referências que resultaram em criações super personalizadas para o público infanto-juvenil

Quartos de jovens pelo Spaço Interior

Repletos de energia e de personalidade, crianças e adolescentes merecem um recanto que tenha a cara deles.

“Com a pandemia, todos nós percebemos a importância de termos dormitórios com atmosfera aconchegante e layouts multifuncionais, incluindo essa parcela de moradores. Junto com a proposta de cada projeto, é fundamental oferecermos a eles as sensações de recolhimento, tranquilidade e liberdade”, conta a arquiteta Ana Rozenblit, à frente do escritório Spaço Interior.

Nos projetos para os públicos infantil e teen, além do descanso em si, o dormitório se demonstra como o ambiente da casa onde os limites são cruzados e tudo é possível – com os devidos pontos de atenção.

Pensando neles, o universo particular vem acompanhado por elementos lúdicos que podem se transformar tanto em um parque de diversões ou levá-los à fantasia da história de um personagem – não se esquecendo, claro, de prover as condições de relaxamento e bem-estar que os permitam o desenvolvimento em todos os aspectos.

Já para o público juvenil, o projeto deve fugir dos tons infantis, apostar em cores intensas e incorporar o seu jeito de ser. “Em linhas gerais, o conjunto básico de um mobiliário se consiste em cama, armários e um canto para estudos, que devem ser conectados com itens decorativos que deixem bem claro seu gosto e estilo”, completa.

Quartos de jovens pelo Spaço Interior

Décor escandinavo, a cor Pantone, colecionador e com a diversão na parede

Experiente na produção de projetos residenciais para famílias com crianças e adolescentes, a arquiteta relaciona as principais dicas e tendências do décor para a realização dos dormitórios.

Presença da cor do ano 2022 da Pantone – Quando os filhos são pequenos, definir a decoração do quarto é uma tarefa divertida para os pais. O desafio real é conceber um projeto que permita a adaptação do espaço à medida que crescem, retirando a perspectiva infantil e adicionando traços que darão uma cara nova ao dormitório de quem está entrando na etapa da adolescência.

Clean e moderno, o projeto de Ana Rozenblit para a pequena moradora – a filha do casal, com 10 anos –, se mostra em sintonia com as tendências do décor.

Junto com um layout concebido para acompanhar o seu crescimento, a marcenaria, predominantemente branca, ganhou toques da cor do ano 2022 da Pantone, o Very Peri. “O bacana é que atendemos um pedido dela, que gosta dessa tonalidade de roxo”, lembra a arquiteta.

Na execução, os pais pediram também para que o quarto fosse amplo e contemplasse uma área de estudos – solicitação plenamente atendida por meio da bancada instalada na parede e que, por sua vez, sua extensão possibilitou um espaço de penteadeira, com direito à gaveta com vidro, que simplifica a visualização superior das bijuterias, armário para guardar os itens pessoais e um espelho.

No tocante ao roxo, um aspecto importante a ser destacado foi o olhar de Ana, que inseriu o tom em peças que podem ser facilmente substituídas. “Esse cuidado é muito importante, pois nessa fase as predileções mudam muito rapidamente. Além disso, a estrutura do projeto está pronta para acompanhar a trajetória de crescimento da pequena”, revela.

Interatividade e estímulo no dormitório – Diversão faz bem e toda criança aprova. No projeto empreendido pelo Spaço Interior para o filho dos moradores, a base sóbria, com o cinza presente nas paredes, tapete, cortina e o enxoval de cama, conta com o aconchego do piso de madeira e o mesmo tom presente na escrivaninha disposta bem próxima à janela.

A arquiteta executou um décor de interiores que permitiu inserir as predileções do menino, bem como itens que enfatizam os momentos de sua vida. Ao lado do cantinho de estudos, a marcenaria com armário superior e inferior ‘emoldurou’ a coleção de bonecos dispostos no nicho em ‘U’ e a coleção de medalhas, fruto das conquistas nas competições escolares que realizou.

O lado aventureiro do menino pode ser exercitado com a parede de escalada instalada por Ana Rozenblit. Para tanto, o papel de parede efeito pedra simula a pedra que ele subirá. “Pensando no bem-estar e na tranquilidade dos pais, buscamos agarras infantis que permitem a escalada com toda segurança”, recorda a arquiteta.

Na parede ao lado cama – produzida em marcenaria planejada e que apresenta uma parte inferior para guardar colchonetes que permitem receber os amiguinhos que o visitam para brincar e dormir –, a oportunidade de revelar outra paixão da criança, o futebol. Junto com o adesivo de um campo de futebol, as bolas mostram como fazem parte do seu dia a dia.

Aconchego com o décor escandinavo – Os pais do morador de 9 anos compartilham com a arquiteta Ana Rozenblit o desejo de propiciarem uma estética diferente para o dormitório do filho que, como toda criança, precisa estudar e adora jogar videogame. A aposta foi trabalhar com uma marcenaria que promoveu a divisão entre os momentos: de um lado, a cama e, do outro, a estrutura multiuso.

“A mesa oferece a ergonomia ideal para as atividades escolares e para as horas em que acessa a internet. Gamers passam horas jogando, então é fundamental dispor de uma estrutura pensada para isso”, discorre a arquiteta.

Além disso, a cadeira deve ser resistente, tanto na estrutura – uma vez que o jogador se movimenta bastante no tempo em que está sentado –, como também no material, ajustável para não causar tensões e mais ampla, para ‘abraçar’ todo o corpinho da criança.

Complementando o projeto, as costas recebeu um nicho para os livros preferidos e, na parte superior, a base da marcenaria, que pode ser acessada pela escadinha lateral, é mais um espaço para as brincadeiras do menino.

Quarto de colecionador – Desde cedo, cada criança ou adolescente revela um interesse específico. Seja por personagens específicos de uma história ou desenhos animados, um tipo de brinquedo ou um esporte, o fato é que esses objetos podem (e devem!) compor o décor dos dormitórios.

Para o menino de 7 anos, a arquiteta Ana Rozenblit entrou em cena para projetar quartinho com atributos que, conforme pedido pelos pais, pudessem ser usados na rotina do ambiente, como também entretê-lo.

Os bonecos de super-heróis ganham espaço certo na prateleira e as bolas de futebol nos suportes instalados perto do teto. Mas como pegar a bola que parece tão alta para uma criança? A marcenaria diferente, que delimitou o espaço de estudos e outro cantinho para guardar os brinquedos, apresenta uma base que é prontamente acessada por uma escadinha lateral.

Pensando ainda na recreação, a hora de descer fica ainda mais animada com o mastro inserido no meio do dormitório. “Parecido com a peça vista pelas crianças nos filmes com bombeiros, da parte superior da marcenaria ele pode simplesmente escorregar. Sem dúvidas, se tornou um componente diferente e funcional”, conta Ana.

Esporte na rotina – Toda criança tem no esporte uma fonte de brincadeiras e dedicação. Mas além do futebol – que tem a bola como companheira inseparável –, como ajudar o adolescente que na bicicleta como sua parceira de atividades?

No dormitório desse garoto, o projeto não deixou de lado a ‘magrela’. Mais uma vez, a marcenaria foi a solução para desenhar os espaços com a cama posicionada próximo à parede, a escrivaninha para as horas de estudo e uma espécie de trilho de madeira que forma um ‘U’ ao percorrer duas faces de parede e o teto. A bicicleta é sustentada por ganchos fixados na parede.

Mas a veia aventureira não para por aí! Com agarras para a prática da escalagem na parede do quarto, o projeto ainda acrescentou nichos coloridos onde o jovem pode guardar os acessórios de outra prática: o skate.

Contato:
Spaço Interior
(11) 5044-1393 / (11) 987-534-033
https://www.spacointerior.com.br

 

#SpaçoInterior