Para a paisagista Nãna Guimarães, flores e plantas bonitas requerem cuidado, carinho, dedicação e também conhecimento, aí a ajuda de um profissional pode fazer toda a diferença

Cuidado profissional para o jardim

Um dos mais belos espaços paisagísticos do país, o Jardim do Palácio das Mangabeiras, projetado por Roberto Burle Marx na década de 50, passou por uma etapa de restauro em 2021.

Segundo a paisagista responsável pelo trabalho, Nãna Guimarães, do escritório Nãna Guimarães Paisagismo, restaurar e manter um jardim não é tarefa fácil, é preciso ter o apoio de um profissional especializado com conhecimento sobre o assunto.

“Não só em espaços históricos, como o de Burle Marx, mas também em outros projetos de jardins, este tipo de trabalho precisa ser feito com supervisão de um paisagista”.

Segundo ela, o jardineiro é peça fundamental na manutenção das plantas, pois ele fará a rega, a poda, a adubação e tudo o que for necessário para manter o jardim florido e bonito, mas é importante que ele trabalhe sob a orientação de um paisagista.

“Sem o conhecimento técnico do tipo de cada projeto, corre-se o risco de, sem querer, prejudicar todo o trabalho feito anteriormente, acarretando ainda em um custo mais alto para reverter a situação”.

Cabe ao paisagista estudar a fundo o projeto do jardim e conduzir da melhor maneira possível a manutenção ou o restauro desse espaço. “O paisagista possui conhecimento sobre botânica, tipo de solo, clima, entre outros itens, e é o profissional mais indicado para este trabalho”.

Mas o que é preciso para uma manutenção de qualidade? A dica é observar os atributos do projeto original e mantê-lo o máximo possível próximo às caraterísticas iniciais.

“Depois de analisar o projeto, realizamos a limpeza do local, retiramos toda vegetação que não está de acordo com a proposta para então providenciar a reposição de mudas das mesmas espécies que estão no projeto, respeitando o desenho e os pormenores do jardim”.

Para facilitar a manutenção, algumas técnicas são peças-chave para deixar o jardim sempre verde e saudável. “O solo deve estar sempre alimentado com matéria orgânica, as ervas daninhas precisam ser eliminadas constantemente para não prejudicar a saúde das plantas, e podas regulares devem ser feitas para que as árvores fiquem sempre bonitas e vistosas”.

Investir em um bom sistema de irrigação, explica Nãna, reduz o escorrimento e as doenças das plantas, além de evitar a perda de nutrientes do solo. “Estes pequenos cuidados são primordiais para uma boa manutenção, é a garantia de um jardim longevo”.

Outro ponto de atenção é que algumas espécies são raras e desconhecidas, por isso difíceis de encontrar no mercado. Quando isso acontece, o paisagista tem o conhecimento adequado para propor a substituição de determinada planta por outra similar.

“No jardim do Palácio das Mangabeiras, por exemplo, eu não achei a espécie de Filodendro que está no projeto original, pois ela é muito rara. Então optei pelo Filodendro Bipinnatifidum, que é a mais parecida”.

Ou seja: para manter o seu jardim sempre aprazível e bem cuidado (sem descaracterizá-lo), o segredo é a contratação de um paisagista. “Um belo jardim traz aconchego e conforto visual, mas requer cuidados constantes. Contar com um profissional qualificado e que possui pleno conhecimento na área é a garantia de ter plantas sempre bonitas e vistosas”, ressalta ela.

Contato:
Nãna Guimarães
(31) 3564-1099 / (31) 992-789-993
http://nanaguimaraes.com.br/

 

#NãnaGuimarães