Arquitetas Fernanda Mendonça e Bianca Atalla, do escritório Oliva Arquitetura, mostram como mesclar toques rústicos e industriais para atualizar o décor da casa

Oliva mescla rústico com industrialQuando o assunto é decoração moderna, é comum haver uma ligeira confusão entre os conceitos e rapidamente associá-la como sinônimo do contemporâneo, mas na prática as coisas são bem diferentes. “Basicamente, um décor moderno é caracterizado pela presença de itens que estejam em alta em determinada época.

Ao contrário do contemporâneo, eles podem variar com o passar dos anos, de acordo com a mudança das tendências, e agregam referências que podem se encaixar em qualquer variação”, explica a arquiteta Fernanda Mendonça, sócia do escritório Oliva Arquitetura ao lado da também arquiteta Bianca Atalla.

Apontados como queridinhos nos últimos anos, o rústico e o industrial têm ganhado corações e costumam aliar beleza, funcionalidade e versatilidade com grandes toques de modernidade. Evidenciando o charme urbano, sem perder a elegância, o industrial, por exemplo, é marcado pelo uso de estruturas aparentes e texturas como o couro, metais e concreto.

Já no rústico, o morador é envolvido por elementos naturais, com a prevalência de móveis em madeira de demolição ou acabamentos mais simples e campesinos. Pensando em facilitar a escolha daqueles que buscam modernizar seus lares, as profissionais reuniram inspirações de ambientes executados por elas e dicas valiosas.

Para começar – Bianca afirma que o primeiro passo para modernizar o lar, sem abrir mão de evidenciar a personalidade dos moradores e transformar a decoração em ‘mais do mesmo,’ é observar cuidadosamente o que mais agrada e faz sentido para os proprietários. “Não adianta investir em peças que estão na moda se elas não combinam com o gosto pessoal de quem conviverá com elas todo santo dia. A casa deve ser um retrato fiel daquilo de quem a habita”, enfatiza.

Para isso, ela sugere buscar referências em revistas, redes sociais e sites da internet voltados para o décor. Assim, a chance de aderir a uma tendência, que não corresponde com a essência de que deseja renovar, será praticamente nula e o cliente não correrá o risco de se cansar do ambiente em um curto prazo de tempo. “Em muitas ocasiões, os clientes chegam inspirados pelos insights que encontraram em nosso perfil do Instagram e de outras pesquisas realizadas. E isso é muito legal para construirmos o nosso trabalho”, celebra sua sócia Fernanda.

Atenção com a paleta de cores – Analisando as cores, as arquitetas pontuam que o emprego de tons escurecidos, como o cinza, preto, azul marinho e tons metálicos costuma fazer sucesso em projetos industriais. “Isso acontece justamente por combinar tão bem com a serralheria, que é outro elemento muito presente neste estilo”, relembra Bianca.

Quando a intenção é investir em cores que remetem ao rústico, a dica também é simples: quanto mais próximo do natural melhor! Cores claras como o bege, off white e diversos tons amadeirados e terrosos são bem-vindos.

Nos projetos com essa essência, a dupla do Oliva Arquitetura compartilha seu amor por usar e abusar de texturas e tecidos como o algodão cru, crochê e outras peças feitas em patchwork. “Além disso, o xadrez ou floral são superinteressantes, pois enriquecem a decoração com mais cores e vivacidade”, conta Fernanda.

Um mix de detalhes – O que diferencia uma casa (edificação) de um lar são os seus pormenores. Os objetos decorativos são os principais responsáveis por contar a história das pessoas que vivem ali. “Um livro, um vinil ou uma peça de memória afetiva podem mudar completamente todo o projeto. Essa seleção denota as preferências, a vivência do morador e criam um valor sentimental que acompanha por muitos anos”, reforça Bianca.

Ela ainda pontua que em uma decoração mais neutra é possível ousar sem medo nos objetos e agradar àqueles com mais de um estilo preferido. “Além da personalidade, eles costumam ser bem democráticos e nos permitem navegar por outras inspirações. Sempre gostamos de pontuar que um não exclui o outro. Pelo contrário, se complementam e formam sinergias únicas e elegantes”, finaliza Bianca.

Contato:
Oliva Arquitetura
(11) 971-782-643 / 996-579-979
https://www.oliva.arq.br

 

#OlivaArquitetura