Arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude e especialista em arquitetura comercial, orienta na escolha do piso ideal para uma loja
Quando entramos em um comércio, nem sempre damos atenção especial ao piso, mas certamente ele complementa o visual que nos atrai numa loja. É por isso que, na hora de decorar um estabelecimento comercial, todo detalhe conta, e um deles é a escolha do piso ideal.
A arquiteta Marina Debasa, sócia do escritório Arquitetude e especialista em arquitetura comercial, explica que a escolha do piso de uma loja deve levar em consideração alguns aspectos fundamentais, como durabilidade, segurança, manutenção e estética. Ela explica que não adianta escolher um piso lindo se ele não oferecer conforto e segurança para os clientes.
“Deve-se olhar para o custo de manutenção do material. Quando muito alto, certamente irá atrapalhar a sua conservação. E ninguém quer entrar numa loja em que o piso parece sujo e desgastado. Uma ótima experiência de compra começa, muitas vezes, pelo visual da loja”.
A arquiteta explica que, para escolher o piso ideal para uma loja, é importante fazer um estudo arquitetônico do espaço, assim como da rotina do estabelecimento. Cada tipo de loja pede um piso diferente para atender não só as suas necessidades, como também as de seus clientes. É por isso que o piso escolhido para um restaurante tende a ser diferente do instalado numa loja de roupas.
Apesar de muitos empresários ainda pensarem que a ajuda profissional na hora da escolha do piso de uma loja é algo supérfluo, Marina reforça que o papel de um arquiteto especializado neste processo facilita muito, e também ajuda a prevenir problemas. “Um arquiteto pode indicar os melhores materiais e cores para se usar no piso da loja e torná-la ainda mais bonita, atrativa e funcional”.
“Não é todo tipo de piso que pode ser instalado em lojas. Alguns revestimentos não oferecem segurança e durabilidade em ambientes de grande circulação. Há pisos que afetam até a iluminação da loja; portanto, é preciso estar atento a todos os detalhes”, complementa a arquiteta.
Marina finaliza lembrando que não há um piso específico que seja ideal para usar numa loja e, por isso, é preciso realizar uma análise no estabelecimento para saber aquele que melhor irá atender suas necessidades. “Um projeto de arquitetura personalizado levará em conta todas as particularidades da loja, ajudando a tornar o ambiente mais bonito e seguro para todos que transitam por ele”.
Serviço:
Arquitetude / Marina Debasa
(21) 3417-0551
http://arquitetude.com.br