As reuniões fazem parte do dia-a-dia de qualquer empresa – desde micros até as multinacionais

Sala de reuniões pelo Studio BR

Por isso, o projeto arquitetônico das salas de reunião merece atenção especial. Embasados em metodologia própria de desenvolvimento de projetos para humanização e alto-desempenho corporativo, o escritório de arquitetura Studio BR, selecionou algumas inspirações para deixar os espaços de reunião mais atrativos e preparados para conversas rápidas ou horas de discussão.

Sala de Reunião Clássica – Em empresas que normalmente realizam reuniões com certa frequência, é interessante deixar um espaço próprio para este uso. Para reuniões menos cansativas, a dica é possibilitar a iluminação natural – que comprovadamente inibem o sono e evitam cochiladas nas discussões mais longas.

Além disso, é importante pensar em barreiras para o bom desempenho acústico. Assim, nenhum participante precisa gritar para ser ouvido ou sem que as conversas particulares sejam ouvidas pelo restante do escritório. Apesar de clássica, a sala de reunião pode e deve apostar em elementos mais modernos, desde que estejam de acordo com a identidade da marca.

Sala de Reuniões Rápidas – No entanto, nem todas as reuniões contam com um grande número de participantes. As conversas mais particulares tem que ter espaço dentro do escritório – com discrição e conforto. A dica do Studio BR é propiciar ambientes que incentivem reuniões rápidas sem que seja preciso ocupar grandes espaços. Outra dica é investir no isolamento acústico porque a conversa paralela ainda é uma das principais reclamações no ambiente corporativo e, por isso, deve ser sempre uma preocupação dos projetos de arquitetura.

Sala de Reuniões Flexíveis – Quando há pouco espaço disponível é possível criar espaços que se moldam à necessidade do dia. Como no exemplo, a sala de portas abertas se integra ao restante do escritório, mas com a possibilidade de se tornar um ambiente fechado para uma reunião privativa sempre que preciso – e de mineira muito simples. Além do design, a cúpula oferece isolamento acústico tanto para os participantes, quanto para o restante do escritório.

“Diferente da sala de reunião convencional, o flex room eleva o potencial criativo do colaborador por abrigar soluções práticas que atendem diversas dinâmicas. O segredo de projetar nossas tipologias de forma eficaz, garantindo adesão dos colaboradores, é assegurar a contratação de um projeto assertivo e embasado”, indica, Bruna de Lucca, Diretora de Projetos do Studio BR.

Reuniões Individuais – Com a internet, muitas reuniões acontecem por videoconferência e, com os escritórios amplos e colaborativos, é importante disponibilizar um espaço com acústica moderada e ergonomia para que o colaborador possa focar. O HUB, espaços individuais, conta com acústica moderada e permite maior circulação do colaborador pela empresa, podendo destinar o tempo neste local para reuniões online ou por telefone – com um headset, por exemplo. A diferença é que no espaço individual, há a possibilidade de utilizar a estrutura para se preparar para reuniões maiores, atender clientes remotamente ou apenas focar no trabalho.

Reuniões Informais – Os novos espaços corporativos precisam incentivar o dialogo entre os colaboradores com espaços que permitam com que as pessoas que ocupam o escritório diariamente se cruzem e se conheçam – não apenas os funcionários de determinado setor. Quantos assuntos podem ser resolvidos muito mais rapidamente com uma conversa informal, ao invés de listas de e-mails intermináveis. Na concepção do espaço é importante que o projeto inclua esses espaços, que podem ser mesas, bancadas ou mesmo sofás.

Contato:
Studio BR
(11) 2639-3095
http://studiobrarquitetura.com