Rústica, mas com um toque de sofisticação, a cozinhas mineira contemporânea esbanja aconchego e bom gosto, com muita madeira, cor e rusticidade, um estilo reconhecido no Brasil inteiro
Rústica, elegante e mineira

Para compor com os elementos marcantes – fogão de lenha, ladrilho hidráulico, móveis de madeira – a arquiteta Vanessa Figueiredo especificou no piso, armários e eletrodomésticos cores e designs mais neutros. / A cozinha da arquiteta Carmen Calixto: porcelanato imitando madeira de demolição, os armários de cor forte e também de madeira mostram a essência mineira desta cozinha. O cimento queimado no piso e parede, a bancada de granito preto e os eletrodomésticos de inox dão o toque de contemporaneidade ao projeto.

Esses atributos continuam presentes, mas, agora, um novo ingrediente faz parte desse tipo de projeto: a elegância. A arquiteta Vanessa Figueiredo explica como unir a rusticidade com sofisticação para criar uma cozinha mineira contemporânea. “O segredo para um projeto que envolve muitos elementos marcantes, como é a cozinha mineira, é a harmonia e o equilíbrio. Os elementos devem valorizar uns aos outros e não brigarem ente si”, defende a profissional.

E para manter essa harmonia, algumas coisas precisam ser evitadas. “Pisos brilhantes, como o porcelanato polido, e iluminação em lâmpadas fluorescentes brancas não devem aparecer quando a intenção é trazer sofisticação para um espaço mais rústico”, ensina a arquiteta Carmen Calixto.

Vanessa acrescenta mais itens a essa lista: “Elementos muito modernos devem ficar de fora. O conceito desse projeto é a rusticidade, a simplicidade e o resgate a cultura mineira. Elementos como o vidro, aço inox, cristal, acrílico, devem ser evitados ou inseridos com muito critério”.

De acordo com Carmen, para trazer um toque de sofisticação nesse tipo de projeto, sem perder totalmente sua essência, alguns elementos podem ser utilizados. “Texturas e revestimentos como cimento queimado, ladrilho hidráulico e tijolos de barro sem acabamento podem aparecer na decoração para trazer charme e manter o toque rústico, mas com um ar mais elegante”, explica.

Para não errar na mão na sofisticação ou não deixar muito rústico o espaço é preciso ficar atento a alguns pontos, como a harmonia da composição. Por isso, o indicado é sempre contar com a ajuda de um profissional capacitado.

Serviço:
Carmen Calixto
(31) 99813-7570
http://www.carmencalixto.com.br

Vanessa Figueiredo
(31) 3047-48 49
http://vanessafigueiredo.arq.br

 

Página do profissional no Arqbrasil

Página do profissional no Arqbrasil