Quando se pensa no projeto de um espaço empresarial, nem sempre os banheiros corporativo são considerados. Muitas vezes, são as áreas mais simples das empresas, mantidos desde o projeto original: louças e revestimentos completamente brancos e os metais mais simples.

Banheiros corporativos repensados“Por muitos anos os banheiros foram considerados lugares que os funcionários usavam como ponto de encontro informal”, conta Sonia Acciaris, especialista em arquitetura corporativa e sócia do escritório Casa3 Arquitetura. “Por isso, não se dava muita atenção a esses espaços, tornando-os o menos confortável possível”.

Felizmente, essa forma de pensar tem mudado bastante, principalmente com o surgimento das startups. “Hoje em dia, qualquer lugar da empresa é visto como um espaço para o surgimento de ideias inovadoras, inclusive os banheiros”, conta a arquiteta.

Sonia revela ainda que banheiros, modernos e confortáveis também são utilizados para surpreender os clientes. “Muita gente, acostumada com banheiros brancos e comuns, se impacta positivamente ao visitar banheiros pouco tradicionais e projetados para proporcionar bem estar a funcionários e colaboradores”.

Há uma real preocupação, por conta das empresas, em oferecer espaços, funcionais e que sejam atrativos. “Por isso, mais do que pias e vasos sanitários, muitas empresas oferecem revistas, jornais e até materiais para desenhar e escrever em seus banheiros. Tudo para que uma boa ideia não seja esquecida no caminho até a mesa”.

A arquiteta destaca que empresas que desejam fazer mudanças e reformas nos banheiros devem procurar um escritório de arquitetura para realizar o projeto, a fim de evitar problemas e desperdício de material e dinheiro.

A variedade de metais e equipamentos que o mercado oferece para essa área também deve ser levado em consideração no projeto.

Torneiras automáticas, acionamentos por sensores, saboneteiras embutidas na bancada e secadores de mão econômicos são apenas alguns itens que podem valorizar o seu projeto.

“O projeto arquitetônico de um banheiro é algo muito sério, pois pode envolver mudanças elétricas, hidráulicas e estruturais. Por isso, essas mudanças devem ser pensadas, projetadas e gerenciadas por profissionais habilitados, para a própria segurança da empresa. Assim, é possível ter um banheiro bonito, funcional e completamente seguro para todos”, finaliza.

Serviço:
Casa3 Arquitetura | (21) 3325-1891 |  http://casa3.com.br