Linha de móveis 100% sustentáveis: UXUA Casa é o novo projeto do designer holandês Wilbert Das, idealizador do UXUA Casa Hotel & Spa, peças inspiradas pelo sul da Bahia

O designer holandês Wilbert Das amplia sua proposta sustentável em Trancoso e lança o UXUA Casa, linha de móveis inspirados pela natureza e cultura do sul da Bahia. Idealizador do UXUA – hotel cinco estrelas reconhecido em prêmios internacionais por sua profunda ligação com a natureza do vilarejo, Das empregou apenas materiais reutilizados para a criação de cadeiras, poltronas, sofás, lustres, mesas, bancos, luminárias, camas e almofadas nas seguintes linhas: Native Geometry, Shaped by Nature, Weft and Warp, Rural Modern e Second Life.

Seu trabalho na concepção das onze casas do hotel e também em projetos particulares de clientes é reconhecido mundialmente por seu compromisso com o localismo e a preservação: todas as construções, algumas delas antigas residências de pescadores, foram transformadas ou construídas por artesãos nascidos na região sem a derrubada de nenhuma árvore. Para a linha de móveis, Das usou unicamente materiais resgatados, como a caçamba de um caminhão que virou a cabeceira de uma cama e o galho de uma árvore que se transformou em um lustre repleto de spots.

 

Para aprimorar suas técnicas de reaproveitamento, o designer combinou recursos locais e tradicionais de manufatura, trabalhando ao lado de marceneiros nativos de Trancoso. Uma velha caixa de viagem, por exemplo, foi transformada em suporte para televisão – um design inovador que integra a linha Second life, em que antigos objetos rurais renascem, ganhando novas funções. Outros exemplos desse conceito são antigas tendas militares que viraram almofadas na família Weft and Warp, e um barco de pesca que se tornou uma cama king size.

Garrafas cortadas estão nas peças de iluminação, abrigando lâmpadas com sua coloração natural e aconchegante. As madeiras de demolição aparecem com força no segmento Shaped by Nature, em que formas orgânicas como ninhos de pássaros, colônias de insetos e galhos são utilizados inspirações em lustres, pés de banquetas e até grandes pedaços de tronco polidos que servem de assentos em bancos para a cozinha.

Os acabamentos revelam tons crus e também pinturas personalizadas, entre elas, destaque para os bancos adornados com a pintura corporal dos índios pataxós. Essa estampa é a marca da linha Native Geometry, que resgata os símbolos das tribos nativas e os leva para móveis que se integram com a cultura local. A mesma característica ancestral é encontrada na família Rural Modern, que usa celas de cavalo, baldes de alimentação de vacas e outros acessórios da vida no campo para criar uma combinação entre aço envelhecido com materiais naturais, como madeira, couro e palha em cadeiras, pias e poltronas.

As peças criadas por Wilbert Das serão utilizadas em projetos residenciais de seus clientes em Trancoso e também nos ambientes do UXUA Casa Hotel & Spa, como quartos, salas, áreas externas e spa.

Serviço:
UXUA Casa Hotel & Spa | http://uxua.com/pt
Wilbert Das | http://wilbertdas.com

/2016

 

HOME