Inspirada nos arranjos da florista Monica Rezende, a ceramista Valéria Gonçalves une beleza e funcionalidade em peças de cerâmica e lança coleção Tulipiere.

Originalidade do atelier Lela Ceramics

A ceramista Valéria Gonçalves, inspirada nos arranjos da florista Monica Rezende, lançou a coleção Tulipiere, composta por cinco vasos de cerâmica artesanal. As peças são feitas manualmente com argila branca e creme e possuem diversos furos e alturas variadas, permitindo a composição com as mais diferentes flores e folhagens.

Composta por cinco peças, a coleção Tulipiere, como o próprio nome diz, foi produzida para dispor hastes de tulipas, mas sua funcionalidade vai muito, além disso. Os diversos furos e as alturas variadas permitem a composição com as mais diferentes flores e folhagens. A inspiração veio da observação do trabalho de sua amiga, a florista Monica Rezende, que sempre buscou vasos não só pela sua estética, mas criativos e funcionais, que ampliassem as variações de montagem de seus arranjos.

Feitos manualmente com placas e acordelado – as famosas “minhoquinhas” -, os vasos da coleção Tulipiere são produzidos com argila branca e creme. “Gosto dessa mescla devido ao diferente efeito causado pela reação do esmalte”, explica Valéria. Após secos, são queimados em baixa temperatura, esmaltados e depois voltam para o forno para uma queima em alta temperatura. Com um processo de modelagem totalmente manual, pode-se dizer que cada peça é exclusiva. “Não gosto de repetição, e como minha produção é pequena e os produtos feitos um a um, eles nunca saem exatamente iguais. Essa característica tem me guiado para um trabalho cada vez mais escultural, que poderá ser visto com mais evidência em meus próximos projetos”, revela Valéria.

Contato:
Lela Ceramics
https://www.lelaceramics.com