Alunos da FAU-USP recebem Prêmio de Arquitetura e Urbanismo no 16º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura 2023

Estudantes da arquitetura FAU-USP premiados

Estudantes da FAU-USP conquistaram o primeiro lugar no 16º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura com o projeto “Escola do Rio”, que propõe intervenções significativas no bairro de Capão Redondo, na zona sul de São Paulo. O projeto foi elogiado pela Comissão Julgadora por sua abordagem inovadora, que incorpora elementos de urbanismo, arquitetura e educação.

A Comissão Julgadora do 16º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura 2023 anunciou os vencedores deste ano, destacando o projeto intitulado “Escola do Rio”, desenvolvido por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

O projeto premiado propõe intervenções significativas no bairro de Capão Redondo, na zona sul da cidade de São Paulo, e conquistou o primeiro lugar, garantindo aos estudantes e ao professor orientador um prêmio de R$ 10.000,00, a ser dividido entre eles.

“Escola do Rio”: Uma Intervenção Inovadora

O projeto “Escola do Rio” transformará o espaço público por meio da criação de uma escola, um auditório e praças d’água em Capão Redondo. A proposta inovadora se destaca por sua abordagem integrada, que incorpora elementos de urbanismo, arquitetura e educação.

A principal ideia por trás do projeto é criar uma “escola que segue o curso do rio”, reutilizando o leito de um córrego existente para a construção desses espaços, além de promover áreas de convívio e estabelecer conexões estratégicas com os equipamentos educacionais próximos e a estação de metrô da região.

Qualidades Reconhecidas pela Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora avaliou o projeto “Escola do Rio” com base em critérios técnicos rigorosos. O projeto demonstrou uma sólida relação com o partido arquitetônico proposto, destacando-se pela excelente organização espacial e programática.

Além disso, o edifício foi projetado com áreas livres e flexíveis que permitem diversos usos, demonstrando um cuidadoso planejamento em termos de funcionalidade.

Outro ponto forte do projeto é a engenhosa combinação de sistemas estruturais, que reflete a atenção aos detalhes e à eficiência na concepção do edifício.

O memorial descritivo apresentado foi elogiado pela clareza e pela capacidade de transmitir as ideias e a visão por trás do projeto.

A apresentação gráfica do projeto também foi considerada excelente, contribuindo para a compreensão e apreciação do conceito geral.

Impacto na Comunidade e no Campo da Arquitetura

O projeto “Escola do Rio” não apenas destaca o talento dos estudantes da FAU-USP, mas também evidencia o potencial transformador da arquitetura e do urbanismo na melhoria do espaço público e na promoção da educação.

Essa iniciativa representa um marco significativo para a comunidade local em Capão Redondo, bem como para o campo da arquitetura e do urbanismo, ao demonstrar como a inovação e a sensibilidade às necessidades locais podem se fundir para criar soluções excepcionais.

Esse reconhecimento reforça o compromisso da FAU-USP e de seus talentosos estudantes e professores com a excelência na arquitetura e no urbanismo, além de inspirar futuros projetos que busquem melhorar as cidades e a qualidade de vida das pessoas por meio do design inteligente e da inovação.

A premiação de R$ 10.000,00 é um testemunho merecido do sucesso do projeto “Escola do Rio” e das realizações notáveis de seus criadores, que continuam a moldar um futuro mais promissor por meio da arquitetura e do urbanismo.

Todos os vencedores:

1º colocado
Professor: Felipe de Souza Noto
Faculdade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP)
Equipe: João Miguel Suguihara, João Gabriel Oliveira

2º colocado
Professor: Thais Saboia Martins
Co-Orientador: Karina Scussiato Pimentel
Faculdade: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Equipe: Gustavo Ribas Azzolini, Juliana do Vale Tojal, Thiago Biazus Danieleski, Tiago Beithum Galdeano

3º colocado
Professor: Dhiego Magalhães Torrano
Faculdade: Universidade Paulista
Equipe: Gabriel Costa Bignotto Pereira, Gabriela Monteiro Coutinho, João Pedro de Oliveira Caetano, Murillo Rodrigues Pereira

Menção Honrosa
Professor: Lisana Katia Schmitz Santos
Co-Orientador: Maria Regina Leoni Schmid Sarro
Faculdade: Universidade Federal do Paraná
Equipe: Gabriela do Rosario Baggio, Renata do Prado Leite, Amanda de Oliveira, Radmyla Teixeira Nunes

Menção Honrosa
Professor: João Paulo Serraglio
Faculdade: Universidade Federal de Santa Catarina – Centro Tecnológico – Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Equipe: Miguel Bittencourt Mincache, Arthur Santos de Andrade, Pedro de Borba Flores

Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora do 16º Concurso CBCA para Estudantes de Arquitetura 2023 foi composta pelos seguintes profissionais:
Arq. Silvia Scalzo – Presidente da Comissão Julgadora e Diretora do #desafio Alacero 2023
Arq. Marcelo Consiglio Barbosa — Representante da AsBEA SP – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura
Arq. Paola Ornaghi — Diretora adjunta de Formação e Difusão do IABSP – Instituto de Arquitetos do Brasil — departamento São Paulo
Eng. Humberto Bellei — representante da Comissão Executiva do CBCA
Eng.Tomás Vieira de Lima — Diretor de Estruturas Metálicas da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural

Contatos:
Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA)
(21) 3445–6332
http://www.cbca-acobrasil.org.br

FAU USP
(11) 3091–4795 / (11) 2648–1900
https://www.fau.usp.br/

 

Tópicos: Arquitetura e Urbanismo; Concurso CBCA; Estudantes de Arquitetura; Prêmio em Arquitetura; FAU-USP; Projeto “Escola do Rio”; Capão Redondo; Zona Sul de São Paulo; Espaço Público; Urbanismo; Educação; Estação de Metrô; Comissão Julgadora; Partido Arquitetônico; Organização Espacial; Programática; Áreas Livres; Sistemas Estruturais; Memorial Descritivo; Apresentação Gráfica; Comunidade Local; Transformação Urbana; Excelência na Arquitetura; Inovação em Arquitetura; Qualidade de Vida; Design Inteligente; Futuro da Arquitetura; Premiação em Arquitetura;