A arquiteta Mariana Stockler orienta para o projeto deste ambiente e como conseguir unir beleza e funcionalidade

Espaço gourmet de Mariana StocklerA área gourmet é um espaço que se popularizou nos projetos por ser própria para a recepção de convidados e confraternizações. Por conta da pandemia, as pessoas passaram a valorizar mais as reuniões em casa, e o espaço gourmet vem ganhando maior atenção e sendo mais procurado nos projetos.

Espaço gourmet de Mariana Stockler Revestimentos ideais para o espaço gourmet – Os pisos mais recomendados são os de fácil limpeza e resistentes ao calor, como os de cerâmica e porcelanato. Nas bancadas, o revestimento utilizado precisa suportar altas temperaturas, além da umidade. Os materiais usados são o granito, o quartzito e os sintéticos.

A arquiteta diz que se o espaço for aberto, é importante observar que os revestimentos poderão sofrer com as ações do sol e chuva. “O ideal é optar por materiais duráveis, que resistam a essas ações e que sejam de fácil manutenção,” explica.

Mobiliários para deixar o ambiente funcional – Um dos principais objetivos do espaço gourmet é proporcionar refeições em família ou amigos. Mesas e cadeiras são elementos essenciais no projeto, e podem ser escolhidas de acordo com o espaço disponível e estilo do ambiente. “Nos ambientes menores, a mesa que já sai da própria bancada pode ser uma boa alternativa,” indica Mariana.

As bancadas, além de serem utilizadas para cozinhar, podem servir de balcão para refeições e interação entre os convidados. Por isso, Mariana diz que dispor de banquetas é uma ótima opção para aproveitar o espaço.

“Para oferecer mais conforto, é interessante investir em sofás ou poltronas, que decoram o local e também atribuem mais lugares para convidados se sentarem,” comenta a arquiteta.

Eletrodomésticos – Os eletrodomésticos que irão compor o ambiente dependem muito da necessidade que a pessoa tem naquele espaço. O ideal é pensar em qual será a função daquele ambiente, se será um espaço de apoio para a cozinha ou se a cozinha será na própria área gourmet.

Se já houver uma cozinha equipada, o espaço pode ter apenas eletrodomésticos que auxiliam no preparo de refeições para convidados, não havendo a necessidade de possuir todos os eletrodomésticos básicos.

O uso de eletrodomésticos adicionais também vai depender da rotina e preferências dos moradores. Se for um espaço de degustação de vinhos, uma adega pode ser interessante. Quem gosta de cerveja, pode adquirir uma cervejeira.

Decoração – O espaço gourmet pode ser na varanda, na área externa ou até mesmo dentro de casa, portanto não existe regra na hora de decorar este espaço, o ideal é pensar nas necessidades de cada local.

“Se houver integração a outros ambientes, é indicado harmonizar a decoração entre os espaços. Na área externa e ambientes com piscina, a decoração pode ser mais rústica. Também é possível ousar e criar um espaço despojado e moderno, de acordo com o estilo de cada um,” finaliza Mariana.

Contato:
Sp Studio por Mariana Stockler
(41) 3154-0567 | (41) 999-778-989
http://www.spstudio.arq.br

____________________