Estudo da 3M revela que 75% dos brasileiros acreditam que avanços tecnológicos e sociais seriam muito benéficos para a saúde e a educação
As inovações científicas estão em crescente demanda à medida em que o mundo responde às três grandes forças globais que impactam nossas vidas, é o que revela o estudo 3M Forward: O Futuro Hoje, realizado pela 3M.
São elas: mudanças climáticas e a escassez de recursos, transformações demográficas e sociais e a convergência dos mundos físico e digital.
Tal estudo reúne informações do Índice do Estado da Ciência 2023 da 3M – pesquisa global conduzida pela Ipsos que analisa como as pessoas veem uma variedade de tópicos relacionados à ciência e seu impacto no mundo ao nosso redor; e de cientistas, engenheiros e especialistas da 3M que são pioneiros em inovação em seus campos e compartilham como suas soluções estão construindo um futuro melhor.
“As forças globais destacadas no 3M Forward são de natureza disruptiva, mas nós as vemos como catalisadoras de novos avanços na ciência e positivo impacto social”, destaca Paulo Gandolfi, Diretor de Operações de P&D e Inovação da 3M para a América Latina.
“A ciência tem o potencial de solucionar os desafios globais mais difíceis, e com um portfólio global diversificado e vasta experiência nos possibilita reimaginar o que é possível para construir um novo futuro”.
3M Forward destaca as principais tendências globais e como as inovações em ciência dos materiais da 3M ajudam o mundo a construir um futuro melhor.
Pelo sexto ano, a 3M está compartilhando percepções exclusivas de sua pesquisa Índice do Estado da Ciência (SOSI, State of Science Index).
Realizada de setembro a dezembro de 2022 pela empresa global de pesquisa de mercado Ipsos, os dados de 2023 analisam o futuro da ciência e capturam o sentimento relacionado às prioridades da 3M como equidade nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), carreiras técnicas, sustentabilidade, saúde e inovação.
Também fornece seis anos de tendências sobre como a percepção da ciência mudou à medida em que o mundo continua a enfrentar desafios que afetam nossas vidas – e dependem de soluções científicas.
A pesquisa foi conduzida com uma amostra de mil pessoas de 18 anos ou mais, em 17 países: Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Tailândia, Taiwan, Itália, Índia, China, Coréia do Sul, Japão, Hong Kong e Austrália.
Outra pesquisa que contempla as descobertas de 3M Forward é a Omnibus, um estudo feito pela Morning Consulting no Brasil, Japão, México, Coreia do Sul, Estados Unidos, Alemanha, em abril de 2023 com uma amostragem de 1 mil adultos. Os resultados da pesquisa completa têm margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
As principais tendências globais destacadas no estudo 3M Forward – O Futuro Hoje: Mudança climática e escassez de recursos
As taxas crescentes de desenvolvimento global e a redução dos níveis de recursos naturais contribuíram para impactar negativamente o meio ambiente e acelerar a mudança climática global.
Sem soluções rápidas, os efeitos das mudanças climáticas continuarão atingindo pessoas, economias e ecossistemas vulneráveis, ao mesmo tempo em que se expandem para novas regiões geográficas.
De acordo com o Índice do Estado da Ciência da 3M, 93% das pessoas em todo o mundo estão preocupadas com as consequências das mudanças climáticas e 90% acreditam que a ciência pode ajudar a minimizar seus efeitos.
No Brasil, a pesquisa mostrou que a descarbonização e a transição energética são tendências que os brasileiros consideram importantes e terão um impacto muito positivo na sociedade.
Mais da metade dos brasileiros (55%) acredita que a descarbonização e a transição energética terão um impacto muito positivo na sociedade como um todo e 85% concordam que as empresas devem fazer a transição da energia de carbono para energia renovável.
“Vemos a ampliação do consenso em relação à necessidade de ações climáticas e a crescente demanda por soluções inovadoras e sustentáveis atingindo um ponto de inflexão”, comentou Gandolfi.
“Nosso robusto sistema de inovação permite que nós – e nossos clientes – aceleremos e ampliemos as soluções científicas existentes nas áreas críticas de descarbonização, transição energética e economia circular”.
Uma das maneiras pelas quais a 3M está acelerando o fornecimento de novas soluções climáticas para contribuir com uma economia de baixo carbono é por meio de colaborações, como mostra o recente anúncio de parceria da empresa com a Svante.
A 3M e a Svante colaborarão no desenvolvimento de produtos de Captura Direta de Ar (Direct Air Capture, DAC) para venda ao setor de Remoção de Dióxido de Carbono (Carbon Dioxide Removal, CDR).
Além disso, a empresa está desenvolvendo um inovador Pó Catalisador de Irídio com Suporte Nanoestruturado, 3MTM Nanostructured Supported Iridium Catalyst Powder, que pode tornar a produção de hidrogênio verde mais econômica, eficiente e acessível – possibilitando, assim, uma solução de combustível mais sustentável para a manufatura e indústrias onde a eletrificação é difícil, como caminhões de longa distância ou siderurgia.
A 3M também está ampliando a disponibilidade global e as aplicações de seu portfólio existente de soluções climáticas, que estão criando residências e empresas com eficiência energética, reduzindo o uso de matérias-primas e o desperdício, otimizando os veículos elétricos e modernizando o sistema para integrar a geração de energia renovável em mercados de todo o mundo.
Transformações demográficas e sociais
Maior conectividade global significa mudanças na educação, na sustentabilidade, na equidade e na tecnologia. Isso pode ter impactos muito além de sua origem geográfica. Essas mudanças sociais compartilhadas oferecem oportunidades pessoais e profissionais, mas também apresentam desafios.
Por exemplo, as taxas de urbanização continuam crescendo à medida que o mundo redefine o futuro do trabalho e do consumo com a tecnologia, mas a diminuição da população em áreas mais rurais pode criar escassez de mão de obra e impactar as cadeias de suprimentos.
A pesquisa mostrou que 3 em cada 4 brasileiros acham que os avanços tecnológicos e sociais seriam muito benéficos para sua saúde e educação. A maioria acredita que esses avanços também seriam positivos para outras áreas de suas vidas diárias, sendo que 82% concordam que estão dispostos a usar os avanços digitais para contribuir com sua saúde e bem-estar, bem como com sua produtividade.
Os produtos e tecnologias que emergem do sistema de inovação da 3M são diversos. Nos estabelecimentos de saúde, o portfólio de soluções clínicas da empresa está reduzindo a carga administrativa dos profissionais de saúde para que eles possam se concentrar mais em seus pacientes e obter melhores resultados.
Para enfrentar os desafios de mão de obra na manufatura e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade e a qualidade, a 3M está introduzindo tecnologias automatizadas como o Sistema Robótico de Conserto de Pintura, 3MTM Finesse-itTM Robotic Paint Repair System, que trabalha com sistemas de visão de terceiros para identificar e consertar automaticamente defeitos comuns de pintura em linhas de produção automotivas.
E para habilitar novas formas de trabalho, a 3M lançou recentemente o aplicativo The Post-it® App para Microsoft Teams.
O aplicativo fornece a tecnologia para apoiar equipes híbridas, permitindo que os funcionários compartilhem notas escritas à mão com seus colegas e tomem iniciativas em projetos, não importa onde morem ou trabalhem, proporcionando mais liberdade e flexibilidade.
Convergência dos mundos físico e digital Software, sensores, inteligência artificial e interfaces humano-máquina formam um ecossistema global em rápida evolução que impulsiona a indústria, o comércio e a vida cotidiana.
Após a pandemia da COVID-19, as pessoas estão mais envolvidas com essas interfaces e mais dependentes delas. Os rápidos avanços tecnológicos e os sistemas conectados estão moldando uma nova realidade em que o físico e o digital se misturam cada vez mais – um ambiente interseccional em que a 3M também navega.
“As tecnologias da 3M proporcionam uma conectividade mais integrada entre os mundos físico e digital. Estamos avançando na automação industrial para simplificar os processos e aproveitar os materiais de novas maneiras, aumentando a potência e o desempenho dos produtos de nossos clientes e otimizando seus processos de produção.”, comenta o líder de P&D para a América Latina.
Segundo o estudo, 83% dos brasileiros concordam que é possível construir um futuro de alta tecnologia, porém sustentável ao mesmo tempo, e 82% estão dispostos a usar os avanços digitais para contribuir com sua produtividade no trabalho, como realidade virtual, ferramentas colaborativas, inteligência artificial e outros.
Por outro lado, 53% estão muito preocupados com os impactos que a IA pode ter no emprego e na desigualdade e 34% estão céticos sobre a possibilidade dos riscos da IA superar seus benefícios.
A 3M está liderando o caminho na tecnologia de materiais ópticos e possibilitando setores em crescimento, como o de realidade virtual (VR).
A 3M foi líder no setor ao demonstrar com sucesso a viabilidade das lentes pancake em headsets de VR. Graças à tecnologia patenteada de polarizador refletivo da 3M, as lentes pancake reduzem o tamanho dos headsets e melhoram significativamente a resolução da imagem.
Esses benefícios estão estimulando o crescimento futuro e a adoção da tecnologia de VR, que promete se tornar mais popular.
Na automação, avanços como o Sistema de Colagem sob Demanda com a Fita Extrudável, 3MTM On Demand Bonding System featuring 3MTM VHBTM Extrudable Tape.
Também está desenvolvendo soluções conectadas para ofertas de produtos já existentes, como o filtro de ar, FiltreteTM Smart HVAC Air Filter, de última geração. Esta tecnologia ajuda a reter e capturar alérgenos e outras partículas microscópicas, como bactérias e vírus, do ar nos lares.
Ele rastreia a vida útil do filtro com base no fluxo de ar e no uso – e não apenas pelo tempo – para que os usuários nunca precisem se preocupar em trocar o filtro muito antecipadamente ou fora do prazo recomendado.
Fornecendo inovações baseadas na ciência em escala para um futuro melhor
À medida que as forças transformadoras da mudança climática e da escassez de recursos, a mudança demográfica e social e a convergência do mundo físico e digital continuam moldando a nossa realidade, a 3M aplica as mais recentes inovações baseadas na ciência dos materiais e aproveita todos os seus recursos para oferecer soluções significativas que ajudam a sociedade a progredir.
Com recursos de P&D em 55 países e mais de 7 mil especialistas e cientistas, a inovação da 3M resultou em mais de 132 mil patentes e 60 mil produtos em diversos setores.
Os resultados e o impacto do portfólio global e da ampla experiência da 3M permitem que a empresa ofereça soluções científicas em escala e ajude a construir um futuro melhor para todos.
Contato:
3M do Brasil
0800-0132333
https://www.3m.com.br/3M/pt_BR/3m-do-brasil/
#Tópicos – Estudo 3M, Avanços tecnológicos, Avanços sociais, Saúde, Educação, Inovações científicas, Mudanças climáticas, Escassez de recursos, Transformações demográficas, Transformações sociais, Convergência dos mundos físico e digital, Percepção da ciência, Impacto social, Descarbonização, Transição energética, Economia circular, Sustentabilidade, Equidade, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Ciência dos materiais, Pesquisa de mercado, Pandemia da COVID-19, Automação industrial, Realidade virtual, Inteligência artificial, Emprego, Desigualdade, Tecnologia de materiais ópticos, Realidade virtual (VR), Automação, Filtro de ar, Partículas microscópicas, P&D, Inovação, Patentes, Produtos, Setores, Soluções científicas, Portfólio global, Experiência, Futuro melhor.