Com arquitetura do Coletivo de Arquitetos, projeto do Colégio Pró mundo, em Aracaju, partiu do desafio de acomodar o programa de uma escola de ensino fundamental e médio em uma área de 900m2

Pureza volumétrica do Coletivo de Arquitetos

O projeto do Colégio Pró Mundo, com arquitetura do Coletivo de Arquitetos, escritório com sede em Aracaju – localização da escola – e em São Paulo, nasce com o desafio de comportar o programa de uma escola de ensino fundamental e médio em um terreno de aproximadamente 900 metros quadrados.

Em função disso, o edifício foi organizado de forma a sobrepor os seus usos: o térreo é predominante livre para as atividades recreativas, do segundo ao quarto piso foram distribuídos os espaços administrativos e pedagógicos e, por fim, o último piso recebe a área esportiva.

A edificação foi disposta no sentido Leste-Oeste com as salas de aula prioritariamente voltadas para o Leste, de forma a tirar proveito da ventilação que vem do litoral. As fachadas Norte e Sul, praticamente cegas, apresentam rasgos que auxiliam no cruzamento da ventilação pelo edifício, contribuindo para a exaustão do ar dos espaços internos.

As faces nascente e poente do corpo construído recebem planos de brises em telhas perfuradas metálicas visando a redução do impacto da forte incidência solar típica dessa região do país.

O topo da edificação é marcado por um prisma translúcido que faz o coroamento da área esportiva. Esse volume ergue-se por meio de uma estrutura metálica projetada para vencer o grande vão necessário para o desenvolvimento de suas atividades; seu fechamento é executado em venezianas industriais para permitir a ventilação e iluminação constantes.

Ficha:
Projeto: Colégio Pró Mundo
Arquitetura: Coletivo de Arquitetos
Autores: Rodrigo Lacerda, Guile Amadeu, Marcella Macêdo
Colaboradores: Ítalo Barros, Vinícius Rodrigues, Alexssandra Duarte, Cassiano Silveira e Lucia Moya
Estrutura Metálica: Almeida Oliveira Engenharia de Estruturas Metálicas – @almeidaoliveira.eng
Interiores: Carol Sousa – @carolsousainteriores
Área 2.100m²
Ano projeto/conclusão de obra: 2017/2018
Fotografia Aluizio Accioly

Contato:
Coletivo de Arquitetos
(11) 4112-5127 / (79) 999-025-169
http://coletivodearquitetos.com

#ColetivoDeArquitetos