Aquisição expande a capacidade de criar gêmeo digital abrangente com adição de modelagem de material

Siemens avança na aquisição da MultiMechanics

A Siemens assinou o acordo de aquisição da MultiMechanics, desenvolvedora do software MultiMech de simulação de elementos finitos, que ajuda as empresas a prever virtualmente falhas em materiais avançados, com um nível inédito de velocidade e precisão. A empresa planeja integrar a MultiMechanics à Siemens Digital Industries Software, aumentando a capacidade de criar gêmeo digital de materiais, com integração otimizada da engenharia de materiais, design de peças, engenharia de desempenho e manufatura por meio da exclusiva tecnologia TRUE Multiscale™, que pode ser usada em uma grande variedade de aplicações com materiais.

A tecnologia da MultiMechanics ajuda as empresas a prever com eficiência as propriedades e o comportamento do material, incluindo falhas microestruturais, com um nível inédito de velocidade e precisão. Essa tecnologia exclusiva será incorporada ao software Simcenter™ do portfólio Xcelerator da Siemens, inserindo a engenharia de materiais no fluxo de trabalho digital e estabelecendo uma conexão entre desenvolvedores de materiais, desenvolvedores de processos de manufatura e desenvolvedores de peças.

“Essa nova tecnologia permite que os nossos clientes criem um gêmeo digital de materiais, ajudando a reduzir o ciclo de inovação de novos produtos e materiais, deixando de gastar milhões de dólares e vários anos no desenvolvimento e certificação nos setores aeroespacial, automotivo e outros”, explica Jan Leuridan, vice-presidente sênior de soluções de simulação e teste da Siemens Digital Industries Software. “Os clientes terão a capacidade de explorar completamente o potencial de materiais avançados para otimizar o peso e o desempenho de maneira eficiente, que não seria possível com abordagens clássicas baseadas em testes.”

“É uma grande satisfação fazer parte da Siemens e da família Simcenter”, diz Flávio Souza, presidente e CTO da MultiMechanics. “A combinação da tecnologia TRUE Multiscale da MultiMechanics com o software Simcenter 3D fornecerá uma base sólida para inovações, permitindo a expansão do escopo da simulação estrutural para incluir suporte multifísico para aplicações como minimização de distorção de peças, prevenção de espaço vazio durante o fluxo do material e previsão de propriedades acústicas viscoelásticas.”

A digitalização, ou a quarta revolução industrial, está causando transformações nos processos e em indústrias de manufatura discreta, e mesclando as fronteiras entre os domínios, entre o mundo virtual e real, hardware e software, projeto e manufatura. Nesse ambiente dinâmico, é essencial poder atender rapidamente às preferências e aos requisitos do consumidor com informações e dados, e isso só pode ser alcançado com gêmeos digitais, que representam e validam o que é possível fazer por meio de um fluxo de trabalho completo de ponta a ponta.

A aquisição da MultiMechanics pela Siemens expande ainda mais a capacidade de criar o gêmeo digital mais abrangente, integrando a engenharia assistida por computador (EAC) estrutural à modelagem detalhada de materiais por meio da tecnologia TRUE Multiscale, para uma ampla variedade de materiais, incluindo polímeros, metais, compósitos e cerâmica. Tecnologias de manufatura, como moldagem por injeção e manufatura aditiva, terão uso imediato, pois o gêmeo digital de materiais pode detectar variabilidade e imperfeições da manufatura, identificar a causa da falha do material no nível da microestrutura, otimizar a microestrutura do material para melhorar o desempenho e permitir a criação e teste virtual de novos sistemas de materiais.

“Estamos confiantes de que a tecnologia da MultiMechanics, que agora faz parte da Siemens, pode acelerar a inovação e a adoção de materiais complexos, incluindo o uso de compósitos nas indústrias automotiva e aeroespacial”, disse Nicolas Cudré Maroux, diretor de tecnologia da Solvay, um dos principais clientes e acionista da MultiMechanics.

“A precisão e a velocidade oferecidas pela MultiMechanics e a sua integração eficiente com software comercial de simulação de elementos finitos, estão mudando a forma de desenvolver novos materiais e interagir com os nossos clientes”, acrescentou Mike Blair, vice-presidente executivo de pesquisa e inovação com compósitos da Solvay.

A aquisição deve ser concluída em novembro de 2019. As condições da transação não foram divulgadas.

Contatos:
Siemens
0800 11 94 84
https://new.siemens.com/br/pt.html

Siemens Digital Industries Software
https://www.sw.siemens.com/