No comando do escritório IM Arch Design, Isabella Magliarelli, comenta quais elementos são importantes na iluminação da casa

Toques de iluminação pelo IM Arch

Isabella Magliarelli, do escritório IM Arch Design

Poucas coisas se igualam a sensação de poder customizar a casa para que ela seja um reflexo da personalidade de todos que vivem ali.

Assim, iluminação é um dos quesitos mais importantes de qualquer moradia, mas que, muitas vezes, pode passar despercebido na hora da decoração.

Boa parte das pessoas entende iluminação somente como o ato de colocar as lâmpadas posteriormente, após o planejamento, quando na verdade isso é algo que deveria ser pautado ao lado dos arquitetos desde o início, levando em consideração onde devem ser feitas saídas para instalação, posição de tomadas (para abajures), localização de janelas e suas dimensões etc.

Pode soar estranho se pensar e, até mesmo, um pouco confuso em um primeiro momento, mas é algo que reflete no projeto final quando pensado antecipadamente.

Veja alguns toques da arquiteta e designer de interiores, Isabella Magliarelli, para deixar a casa mais bonita, aconchegante e funcional.

Onde colocar lâmpadas – Começando pelo básico: qual é o local que realmente precisa de lâmpadas? Isso é algo que parece um tanto óbvio para a maioria das pessoas. Porém, por mais que de fato não seja muito complicado, pode se tornar um pouco mais complexo quando se considera o quanto se pode economizar e ainda manter o estilo.

“A sala de estar é normalmente um lugar que as pessoas gostam de colocar bastante luz, para deixar tudo mais bonito e ressaltar as cores do cômodo, mas nem sempre são necessárias tantas assim. Elas precisam estar bem espaçadas uma das outras, otimizando a área iluminada, mesmo com menos lâmpadas” explica a arquiteta e designer de interiores, Isabella Magliarelli.

Janelas – Outra forma de trazer mais claridade para o ambiente é apostar na luz do sol. “Sempre importante ter uma janela grande na sala. Não só ilumina muito bem e ajuda a economizar com lâmpadas, mas também dá uma impressão de que o cômodo é grande, deixando-o bem convidativo e relaxante, com uma vista bem bonita para o céu ou para rua”.

Além disso, os quartos também precisam ter uma boa iluminação natural, tendo em mente o quanto se trabalha e estuda em casa, principalmente, hoje em dia.

“É interessante deixar o seu computador em lugar que o seu rosto não fique contra a luz, quando se olha para a tela. Assim, você pode ter um ambiente de home office bem mais confortável e funcional para reuniões online”.

Incandescente, fluorescente ou LED – Em qualquer loja de casa e construção, é possível encontrar esses três tipos de lâmpadas. Atualmente, ao comparar os três modelos, é quase unanimemente aceito que as LEDs são uma opção mais atraente. “As lâmpadas de LED são mais caras do que as incandescentes ou fluorescentes, mas elas duram mais e gastam menos energia, então, a longo prazo, são bem melhores para a sua carteira”. Sem falar que esquentam bem menos que as outras duas, o que é bom naqueles dias quentes de verão.

Cores do ambiente – As cores das luzes são importantíssimas para passar a impressão que você deseja de um certo cômodo (e que seja mais confortável para você também). “Luzes brancas, por exemplo, que são mais frias, podem ser melhores para banheiros, cozinhas ou até mesmo escritórios.

Enquanto cores mais quentes são interessantes para espaços de convivência, como a sala de estar, a sala de jantar, a varanda ou até mesmo quartos, pois passam essa sensação de acolhimento e animação ao mesmo tempo”.

Por fim, é importante que as paredes tenham cores que combinem com a iluminação local, obviamente. Até mesmo podem ser cores mais escuras.

Porém, tenha em mente que isso irá absorver mais a luz, podendo deixar o lugar mais quente, enquanto cores mais claras refletem a luz, aumentando a luminosidade, semelhante a um espelho.

Contato:
IM Arch Design
(11) 947-987-044
https://imarch.com.br/

#IMarch