Expo The Chair – Form, Function, Fascination reúne artistas e designers de diversas partes do mundo para expressar a sua interpretação sobre a peça mais icônica do design

Maria Fernanda Paes de Barros na Expo The Chair

A artista, pesquisadora e fundadora da Yankatu, Maria Fernanda Paes de Barros, participa da exposição The Chair – Form, Function, Fascination, evento promovido pelo Design Pier e que este ano ocorre em Nova York, EUA, entre os dias 11 e 17 de novembro.

O Design Pier é uma plataforma que produz exposições, palestras e eventos de design com curadoria, propondo um estímulo e novas oportunidades para designers e artistas pelo mundo, promovendo um intercâmbio cultural e de conhecimento.

Assim como na edição anterior, a exposição norte-americana explora a forma única como os criadores convidados abordam o objeto mais antropomórfico do design – a cadeira. O evento acontece durante o NYCxDESIGN Festival, celebração anual do design da cidade de Nova York, que inclui uma ampla gama de eventos de design, incluindo exposições, estúdios abertos, painéis, eventos virtuais, instalações, entre outras ações.

“Poucos objetos representam a quintessência do design e da funcionalidade melhor que a cadeira. Por meio de sua diversidade, ela nos fala muito sobre tendencias estéticas, novos materiais e tecnologias, mudanças sociais, culturais e comportamentais ao longo da história”, explicam os organizadores da exposição.

A exposição The Chair terá modelos de cadeiras exclusivas e colecionáveis. Maria Fernanda vai apresentar a sua cadeira Cocar. Produzida e lançada em 2019 junto à coleção Alma-Raiz, a peça ressignifica símbolos ancestrais, utilizando-se de elementos do cotidiano de um povo e o trazendo à contemporaneidade.

O tradicional sousplat trançado em fibra de Tucumã é relido e passa a ser o centro das atenções no espaldar da cadeira Cocar.

Confeccionada em madeira Cabreúva, esta cadeira é uma recriação consciente da tradição da região de Urucureá, no Pará. A palha do Tucumã, palmeira típica da floresta amazônica, recebe tingimento natural com pigmentos também encontrados na floresta, como a caapiranga, a margarataia, o crajiru, o jenipapo e o urucum.

Essa técnica indígena ancestral de tingimento se estende por gerações e hoje se mantém viva pelas mãos dos artesãos da comunidade ribeirinha de Urucureá, que trançam a palha às margens do rio Arapiuns.

“Às vezes, é preciso liberdade para ver o óbvio. A palha trançada de tucumã é robusta e bonita, a utilização dela em móveis era apenas uma questão de se permitir não seguir os padrões estabelecidos”, comenta a artista.

Além de Maria Fernanda, a expo traz os seguintes artistas e designers: Atelier Barda, Cini Boeri para FIAM, Haase, Hannes Grebin e Lionel Jadot para Todd Merrill, Jason Mizrahi, lapiegaWD, Magdeleine Design, Mattias Stenberg para Nola, Matthew Coutts, Skram Furniture, Steel by Göhlin.

Serviço:
THE CHAIR
New York edition
11 a 17 de novembro de 2021
https://www.designpier.co/
https://festival.nycxdesign.org/event/the-chair-form-function-fascination/

Cocar Chair by YANKATU
https://www.designpier.co/thechair#/by-yankatu

Contato:
Maria Fernanda Paes de Barros
(11) 981-422-200
https://mariafernandapaesdebarros.com.br