O escritório Duno Arquitetura aposta em madeira clara e base neutra em apartamento no litoral, que conta com mobiliário assinado e painel de TV com iluminação embutida

Duno com cores clarasTrazer a atmosfera litorânea e natural para dentro de um apartamento. Essa foi a premissa deste projeto assinado pela Duno Arquitetura e Interiores, executado em três meses, durante a pandemia (agosto de 2020).

Foi pensado para uma jovem adulta, mudando de cidade para trabalhar e morar sozinha, por isso, o briefing era bastante objetivo: “Como a cliente sempre morou em São Paulo, um dos pedidos mais importantes para o projeto é que o apartamento tivesse o aconchego do litoral, usando bastante madeira em contraste com cores claras”, revelam Catarina e Fernanda, as sócias-fundadoras do escritório.

O projeto foi iniciado em meio ao isolamento social, ainda imposto na época, por isso, sem dúvidas o principal desafio foi fazer um projeto a distância em meio ao caos da pandemia, o que resultado mostra que as arquitetas tiraram de letra.

Pequenas alterações estruturais foram necessárias para o projeto, “em relação a obras, removemos parede e porta do corredor. Trocamos a abertura existente da cozinha e dormitório de hospedes”.

Duno com cores claras A escolha de tons neutros foi a grande sacada das arquitetas, que buscavam um toque natural e aconchegante, enquanto elementos naturais, como a madeira tomaram conta do mobiliário, e a tela perfurada nos encostos das cadeiras do jantar (Jader Almeida) trouxeram um toque ainda mais especial para a composição.

“Estilo moderno. Usar cores neutras, abusar na madeira e usar cores em lugares pontuais e decorativos. Basicamente, apostamos em uma base composta pela madeira, branco, verde e a textura da tela perfurada”, explicam.

O piso de taco já era existente, e estava em ótimas condições, por isso, boa parte das decisões projetuais foram feitas a partir dele. “Usamos uma marcenaria com madeira mais clara para contrastar com o piso de taco de madeira e tentamos criar peças mais leves, como um recorte no painel da TV”.

A marcenaria (Marcenaria Artical) demandou atenção especial, era preciso pensar em um projeto para um local com bastante umidade.

O quarto trouxe a mesma paleta de tons neutros da sala e bordas arredondas nos móveis, com um adento: a parede ganhou uma textura superinteressante com estampa de tijolinhos brancos, o papel de parede é da Bucalo. O pendente da Wentz Design rouba a cena no ambiente. Do outro lado, um cantinho de leitura aproveita a entrada de luz natural.

Ficha / Fornecedores
Apartamento Rio de Janeiro
Duno Arquitetura / @duno.arq
Ano 2020
Fotografia Juliano Colodeti MCA / @mca_estudio

Papel de parede da Bucalo / @bucalopapeisdeparede
Quadro do Felipe Cerchiari / @felipecerchiari
Pendente da Wentz Design / @wentz.design
Marcenaria Artical / @articalmarcenaria
Mesa da Grado / @grado_moveis
Cadeiras e poltronas do Jader Almeida / @jaderalmeida
Pendente da Elétrica Area / @eletrica_area
Sofá da Clami / @clamioficial

Contato:
Duno Arquitetura
(11) 997-192-288 / (11) 995-937-340
https://dunoarquitetura.com.br/

#DunoCatarina