O prêmio alemão iF Design Award, considerado o Oscar do design mundial, foi conquistado pela criação da casa GGL

Studio AG Arquitetura recebe o iF2020

O escritório Studio AG Arquitetura, composto pelas arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, acaba de ganhar o iF Design Award 2020, prêmio alemão considerado o Oscar do design mundial, na categoria Arquitetura residencial, com a casa GGL. O prêmio é um dos mais importantes e reconhecidos selos do design do mundo.

A cerimônia de premiação acontecerá em Berlim, no Friedrichstadt-Palast, no dia 4 de maio de 2020. Junto à cerimônia de premiação, evento único que reúne mais de 2 mil pessoas de todo mundo, haverá também a exposição de peças premiadas.

O júri internacional foi integrado por 78 experts do design para avaliar mais de 7 mil projetos inscritos, número recorde em mais de 65 anos de existência do iF Design Award.

O Studio AG Arquitetura passa a ter o direito de usar o reconhecido selo do iF em seus projetos para atestar sua qualidade e excelência em design e inseridas na exposição online do iF. Além de fazer parte do iF WORLD DESIGN GUIDE, uma plataforma digital de referência de empresas, escritórios, agências, instituições e profissionais de design de todo o mundo.

Sobre o projeto – A casa GGL, localizada na cidade de São Paulo, foi desenvolvida num terreno em forma estreita e comprida, implantada de maneira que houvesse o maior aproveitamento de espaço possível. O volume superior da residência surge com seu desenho em duas águas, respeitando a linguagem das casas adjacentes da vizinhança.

A busca pelo novo/inusitado foi o ponto forte do projeto. Com arquitetura contemporânea, se utiliza de elementos clássicos e modernos, formando um mix de estilo, que equilibra dois pontos, beleza e conforto. Com um programa extenso, sua distribuição oferece três pavimentos, mais o rooftop.

No térreo foi configurado a área social da casa. Um bloco rebaixado, revestido em tela metálica expandida, abriga a cozinha, área de serviço e sala de estar aberta, com acesso direto ao jardim. Além de um volume solto que abriga a área gourmet e a sauna, o que não compete com a estrutura principal da casa, mantendo o volume superior destacado.

Outro ponto em evidência na casa é a empena lateral em concreto aparente, onde foi engastada uma escada metálica, vazada, que é capaz de trazer a luz que entra da porta de acesso do solário, para os pavimentos inferiores.

O volume superior abriga a área íntima da casa, composta por três suítes e uma sala. Nesse bloco, foi trabalhado a ideia de cheio e vazio, explorado através de rasgos que evidenciam a influência da luz natural ao longo do dia nos ambientes. O jardim interno, na sala intima, leva o verde para o interior da casa e proporciona privacidade à fachada dos fundos, além de iluminar de forma sutil a sala principal.

Janelas camarão filtram a luz dos quartos que estão virados para a lateral e a suíte principal tem vista para o jardim dos fundos. O telhado inclinado, foi projetado assimetricamente para uso do solário — espaço de contemplação da copa das árvores, onde a cumeeira da fachada atinge a altura máxima permitida na legislação.

iF Design
https://ifworlddesignguide.com/
https://ifworlddesignguide.com/entry/271090-ggl-house

Contato:
Studio AG Arquitetura
(11) 3031-2488
https://www.studioag.arq.br/

 

Seu cadastro no Arqbrasil