Arquiteto teve interação com ferramentas digitais como inspiração para a nova collab

Papel de Parede Guto Requena para a Branco

Como o novo mundo digital interage com o design e a arquitetura? Questionamentos como este — e um desejo de explorar novas oportunidades criativas proporcionadas pelas ferramentas digitais — inspiraram a criação desta linha de papéis de parede. Com estampas criadas por computadores com auxílio de algoritmos, as estampas desta coleção provam que a tecnologia não precisa ser fria, ao abraçar a influência da natureza, do passado e das memórias.

Sobre as estampas
Circuito – As rápidas mudanças causadas pela revolução industrial influenciaram muito da notável produção intelectual e artística de William Morris (1834-1896). Hoje, com uma nova revolução em andamento, as cores dos seus icônicos papéis de parede ganham uma releitura nesta estampa de padronagem digital.

Nébula / Linhas Espaciais – As nebulosas (ou nébulas) são nuvens de matéria interestelar. A beleza que surge destes corpos celestes difusos é a inspiração para a estampa. Desenhados por fórmulas matemáticas simples, os caóticos filamentos que compõem o desenho se unem, criando redes e intrincados padrões de forma e cor.

Barroco Paramétrico – Passando pelo barroco e pelo art noveau, o elegante traçado que se espraia e se encontra em espirais é um novo motivo recorrente nas artes —  reinterpretado em um desenho digital gerado parametricamente.

Sobre Guto Requena
Guto Requena, nascido em 1979 em Sorocaba, São Paulo, graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2003 na USP Universidade de São Paulo. Durante nove anos foi pesquisador do NOMADS USP Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007 ele obteve o seu mestrado na mesma Universidade com a dissertação Habitar Híbrido: Interatividade e Experiência na Era da Cibercultura. Em 2008, Guto fundou o Estudio Guto Requena. Desde então recebeu diversos prêmios, palestrou e expôs em mais de 20 países. Entre 2012 e 2015 Guto foi colunista de design, arquitetura e urbanismo no jornal Folha de São Paulo, além de colaborar com diversas revistas. Desde 2011, Guto cria, roteiriza e apresenta séries para TV, Web e cinema.

Sobre o Estudio Guto Requena
O Estudio Guto Requena é um escritório multidisciplinar que reflete sobre memória, cultura e poéticas narrativas nas diferentes escalas do design, como objetos, espaços e cidades. O que conecta todos os projetos do Estudio é seu desejo em investigar design e tecnologias digitais de modo emocional, para estimular a empatia e o coletivo. Sua grande paixão está em hibridar o analógico ao virtual.

Ficha:
Concepção: Estudio Guto Requena
Direção Criativa: Guto Requena
Design Paramétrico e Desenvolvimento: Bernardo Yono
Material: Revestimento vinílico
Fotografia: Ítalo Gaspar (campanha por Branco Papel de Parede)

Serviço:
Guto Requena na Branco.casa
(11) 4612-5646
branco.casa/artista/guto-requena

 

#GutoRequena