Projeto do escritório Okupa Arquitetura propôs a integração de todo o ambiente da sala, cozinha e varanda

Okupa integra sala, cozinha e varandaO desejo do proprietário era ter um lar projetado em cada detalhe, fazendo com que cada cantinho tivesse sua funcionalidade. Ele já tinha um apartamento antigo, mas queria que esse fosse pensado do zero, totalmente novo.

Para isso, o escritório Okupa Arquitetura – comandado pela arquiteta Michele Gagliard – propôs a integração de todo o ambiente da sala, cozinha e varanda (que era maior do que a sala e a cozinha juntos).

Okupa integra sala, cozinha e varandaCom a integração das áreas trouxe a amplitude que o espaço precisava. No apartamento de 74m² o proprietário tinha o desejo de um lar fora do “modismo”, então a aposta foi em elementos e materiais atemporais e contemporâneos.

No corredor a caminho dos quartos criou-se uma parede de destaque com o revestimento cimentício Paris da Castelatto, criando um painel com mosaicos rústicos, trazendo texturas e ao mesmo tempo um design clean e contemporâneo.

Okupa integra sala, cozinha e varanda O espaço é repleto de linhas retas e longas para dar a sensação de amplitude. O grande painel na sala de TV trouxe essa integração das áreas, tornando o espaço mais funcional. Os armários escondem a máquina de ar condicionado que fica na varanda, fazendo parecer parte dos armários desse painel.

Os clientes tinham uma necessidade de terem mais espaço porque gostam de cozinhar. A bancada em ilha criada atrás do sofá, ampliou a área de uso da cozinha. Embaixo dessa bancada foram criados armários para armazenar todos os eletrodomésticos e utensílios da cozinha. E na continuação dessa ilha, um balcão com mais dois assentos para banquetas além da mesa de jantar.

Na suíte, optou-se por usar cores de bases neutras nas paredes, no piso e na marcenaria. Aplicamos texturas e cores no papel de parede da cabeceira, almofadas e quadros, itens fáceis de serem substituídos no futuro.

No segundo dormitório, foi um desafio encaixar uma cama de casal. Isso só foi possível porque a parede que divide a sala do dormitório foi demolida. Como a ideia desse dormitório ser para eventuais visitas, deixamos confortável com espaços úteis, como uma mesa de estudos e um apoio de cabeceira que serve de apoio, mas também são gavetas.

Ficha
Projeto: Okupa Arquitetura
Área: 74m²
Ano: 2021
Localização: Vila Mariana, São Paulo (SP)
Fotografia: Cris Farhat Fotografia

Contato:
Okupa Arquitetura + Interiores
(11) 966-439-016
https://www.okupaarquitetura.com