Bruno Rossi Arquitetos assina projeto de escritório na Fazenda Santa Elisa em Santo Antônio da Posse (SP)

Escritório na fazenda de Bruno RossiO projeto do escritório da Fazenda Santa Elisa, com arquitetura do Bruno Rossi Arquitetos, está localizado em Santo Antonio da Posse, no interior de São Paulo, e é parte de um conjunto de construções realizadas para modernizar e adequar as instalações da fazenda, cujo principal negócio realizado é a produção de laranja.

Pretendia-se com o projeto agrupar os diversos setores administrativos da fazenda, antes espalhados em pequenas construções feitas ao longo do tempo, adaptadas de antigas residências, para concentrar as atividades de escritório num novo espaço.

Escritório na fazenda de Bruno RossiPara isso, uma das principais premissas foi prever um espaço contínuo, sem a interferência de elementos fixos de estrutura e onde as divisões fossem transparentes para que houvesse integração visual e física entre os usuários e o entorno.

Desta maneira, o novo escritório foi desenvolvido em pórticos metálicos que penduram uma grande cobertura, também metálica, sem nenhum pilar interno, e que conteria todos os elementos de infraestrutura superior. No piso, a laje de concreto está apoiada numa plataforma metálica solta do chão, em pequenos pilares metálicos.

Assim, a construção se caracteriza por dois grandes planos recheados pelo programa. A cota deste piso é determinada pela altura em que os usuários pudessem garantir a vista da plantação de laranja enquanto estivessem nas posições de trabalho, sobretudo na sala de reunião principal.

Escritório na fazenda de Bruno Rossi

O programa interno é composto pela sala comercial e de RH, que estão localizadas na frente da via de acesso principal da fazenda. Ambas salas têm grandes balcões de atendimento com a possibilidade de aberturas totais através de caixilhos em venezianas de madeira. Entre estas salas, ainda voltada para o acesso principal, está a pequena sala do administrador da fazenda.

Do lado oposto, com a vista mais reservada para a plantação, estão as salas de reunião principal e de trânsito, que corresponde à sala de trabalho dos prestadores de serviço e clientes. Neste mesmo lado, está o bloco de sanitários e copa, voltados para o interior do conjunto.

Todas as salas têm as paredes com sistema de fechamentos leves com a aplicação de placas cimentícias aparentes no lado externo e pintura na parte interna. Os fechamentos transparentes são feitos em vidro temperado com perfis de alumínio e travamentos em perfil tubular metálico. Para toda a cobertura foi utilizado forro metálico em grade, que permitem a visualização e manutenção das infraestruturas de elétrica e iluminação.

Ficha:
Escritório Fazenda Santa Elisa
Arquitetura: Bruno Rossi Arquitetos
Localização: Santo Antônio da Posse, SP
Ano de projeto: 2015
Ano de conclusão da obra: 2016
Área total construída: 240 m2
Fotografia: André Scarpa
Construção: Só Obras
Cliente: Santa Maria Agropecuária
Projeto de engenharia: WGA Engenharia de projetos – @wga_engenharia
Projeto de instalações: RR Engenharia de instalações
Projeto de paisagismo: Carla Micheletti

Fornecedores:
Estrutura metálica – Baluarte – @baluartecampinas
Placa cimentícia – Decorlit – @decorlit
Vidros – Central Glass
Venezianas de madeira – Madeireira Buzo – @madeireirabuzo
Forro metálico em grade – Apolinox Metais e Telas Perfuradas
Pintura à pó forro – Arprint
Luminárias – REKA iluminação – @rekailuminacao
Laje – Lajes Paraná

Contato:
Bruno Rossi Arquitetos
(11) 982-454-195 / (19) 3295-0949
https://www.brunorossi.arq.br