Projeto do estúdio Felipe de Almeida resgata identidade da arquitetura original com interior mais atual e aconchegante
Uma casa de 430m² que estava abandonada e fechada por mais de seis anos em São Paulo foi o cenário encontrado pelo Estúdio Felipe de Almeida.
Em seu desenvolvimento, foi preciso revitalizá-la para trazer de volta sua alma e novas histórias, sem que sua identidade arquitetônica fosse perdida, mas atualizando-a a um morar mais moderno e aconchegante.
Com a premissa de que não poderia faltar a cor azul no projeto, já na fase inicial foi sugerida a criação de uma cozinha azul, em um azul intenso e de destaque – ideia esta que alçou o espaço de cozinha vencedor do prêmio ABD (Associação Brasileira de Design de Interiores) pelo melhor uso da cor em 2020.
O partido arquitetônico consistiu em respeitar a construção existente e a sua história. Desde o início foi preciso ter cuidado com a restauração de vários itens, como o piso, as sancas, rodapés, portas, isso tudo para preservar o estilo do imóvel.
O moodboard nasceu em sinergia à arquitetura da casa, mais americana, e tudo foi pensado para aquecer e quebrar um pouco deste estilo ao consolidar um melhor equilibro entre o morar americano (na arquitetura) e o aconchego das casas brasileiras e europeias (no design de interiores).
Durante o projeto nasceu o desejo de mudar a cor da fachada e introduzir um tom de azul acinzentado, mas não foi fácil convencer os clientes. Passado o tempo, foi mostrado que a casa branca não teria tanta graça e que, apesar de ser um marco deste estilo, seria preciso ousar para torná-la especial.
Na cozinha, além de priorizar a cor azul na marcenaria, foi criada uma abertura integrando a cozinha antiga com a copa, tendo como resultado uma maior iluminação natural e fluidez dos espaços, mais agradável para receber os amigos. Em sua totalidade, o projeto traz muitos elementos e texturas, como a madeira, juta, mármore, porcelanato, tijolo, gesso, e claro, a presença marcante da cor azul.
Outro destaque foi a sustentabilidade que permeou todas as decisões. O portão da garagem estava podre e foi dada uma solução criativa e de reuso do material, que foi reutilizado com novo design e acabamentos na cabeceira da cama do casal.
Ficha:
Projeto: Redescobrindo uma Casa
Design de Interiores: Estúdio Felipe de Almeida
Ano: 2019
Local: Zonal Sul, São Paulo, Brasil
Fotografia: Evelyn Müller
Contato:
Felipe de Almeida Interiores
(11) 3884-0788 / 999-111-641
https://www.felipedealmeida.com.br