Fachada do edifício residencial foi inspirada nos desenhos corporais da tripo Tupi Guarani em homenagem à índia Bartira, que batiza a rua do You,Perdizes

Fachada Tupi Guarani pelo Perkins&Will

Projeto inovador usa estratégias de engenharia naval para aproveitar ao máximo o espaço em unidades supercompactas

O estilo de vida dinâmico e as novas leis de zoneamento em São Paulo favoreceram a multiplicação dos apartamentos compactos pela cidade. A configuração busca atender diversas necessidades do morar, como proximidade de pontos de transporte público, facilidade de manutenção, oferta de serviços e ambientes compartilhados, entre outras. A cidade vive um processo intenso de recuperação da conexão das pessoas com o espaço urbano, e o pós-pandemia deve intensificar essa necessidade.

A solução do edifício residencial You,Perdizes está nas unidades supercompactas de 23 a 33 m² compé-direito de 3,70m. Batizada de Studio+, a configuração dá a sensação de um ambiente mais amplo, flexibilizando a ocupação. O morador pode optar por um mezanino ou instalar cama e sofás embutidos em um deck, por exemplo. Os grandes vãos permitem melhor ventilação e iluminação natural, favorecidas pela caixilharia do piso ao teto, colaborando com a sensação de amplitude. Há também as unidades tradicionais, com 64 m²e dois dormitórios.

Segundo Douglas Tolaine, Líder de Design do estúdio de arquitetura Perkins&Will, “trata-se de uma solução inteligente de arquitetura, baseada na engenharia naval, onde cada centímetro é valorizado”. Os arquitetos ainda aproveitaram a localização do terreno, no topo de um vale em Perdizes, para explorar a verticalização. As áreas comuns de lazer e trabalho foram alocadas no topo do prédio paradar aos moradores uma vista 360º das Avenidas Sumaré e Pacaembú.

You Tupi Guarani pelo Perkins&Will

“Privilegiamos o coletivo ao invés do individual. Antes da pandemia, as pessoas estavam cada vez mais conectadas com a rua e o espaço público, resgatando os contatos sociais. Acredito que, com o fim seguro do isolamento, issoseja fortemente retomado.”, explica Tolaine.

No térreo não há grades ou portão, o embasamento é incorporado à calçada para criar um local de encontros, conexão e relacionamento entre vizinhos. Uma loja de 500 m² também potencializa a interação. “A proposta é generosa e inclusiva, incorpora ao espaço público a área de recuo do edifício, sem barreiras, e sem limites para iniciar um processo de pertencimento do espaço com o entorno”, afirma Adriana Barbosa, Project Manager da Perkins&Will, responsável pelo projeto.

A conexão com o entorno também guiou o design externodo You,Perdizes. Os arquitetos foram atrás da origem do nome da Rua Bartira, e descobriram a história da índia Tupi Guarani.

“Ela foi uma personagem de destaque, uma agente da história que, de certa forma, trouxe à tona as possibilidades e questões da diversidade, tema tão em voga atualmente” explica Douglas. A fachada, que se destaca na região, propõe uma releitura das pinturas corporais da tribo Tupi Guarani, como homenagem à Índia Bartira.

O edifício conta com áreas comuns como academia, piscina e coworking no rooftop e localização privilegiada, a minutos de distância do Teatro da Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), da ciclofaixa da Av. Sumaré, supermercados e unidades de saúde, além da futura estação de metrô PUC – Cardoso de Almeida.

“O You,Perdizes responde às necessidades da vida contemporânea na cidade de forma completa e atemporal. O empreendimento une identidade, ambientes acolhedores, excelente localização e versatilidade de usos com vistas exclusivas, resultando em uma experiência única de morar bem” completa Mariana Coltro, Project Architect da Perkins&Will em São Paulo.

Contato:
Perkins&Will
(11) 3817-6963
https://perkinswill.com

_____________________