Arquiteta Ju Matos mostra que é possível abusar da cor e de elementos arquitetônicos para trazer personalidade e funcionalidade ao projeto de 28 m2

Ju Matos em pequenos espaçosQuebrando tabus como o uso de cores e utilizando soluções criativas a arquiteta Ju Matos mostra que mesmo em um apartamento de apenas 28m2 é possível ter muita personalidade e conforto.

Como o imóvel era para investimento (seria utilizado para locação temporária) os clientes pediram que incorporasse elementos urbanos e o perfil de quem frequenta a icônica Rua Augusta, repleta de bares, baladas e restaurantes, e pudesse hospedar até três pessoas.

O partido óbvio, seria usar cores claras e espelhos, mas a arquiteta justifica outro viés. “28m² nunca parecerão 100m², a sacada é deixar funcional e lindo”, explica Ju Matos.

O projeto em detalhes – O balcão suspenso tem múltiplas funções: atende bem quem vai fazer uma refeição ou pode ser usado para apoiar o livro na hora de dormir. “Este foi o ponto de partida, o coração do projeto.

Um elemento central, leve e totalmente suspenso por cabos de aço que divide os ambientes sem pesar e não cria uma barreira visual”, detalha a arquiteta. Banquetas baixas e retrô , ocupam o espaço sob o balcão quando não estão em uso e trazem personalidade para a área de refeições.

Ju Matos em pequenos espaçosAs paredes foram revestidas com cimento queimado, que garante o toque urbano da Rua Augusta para dentro do espaço. Este recurso foi combinado com a parede em lousa preta, que traz um equilíbrio ao colorido compondo com a geladeira e marcenaria. O piso laminado faz a contraposição com o revestimento da parede e proporciona conforto térmico.

As paredes foram revestidas com cimento queimado, que garante o toque urbano da Rua Augusta para dentro do espaço. Este recurso foi combinado com a parede em lousa preta, que traz um equilíbrio ao colorido compondo com a geladeira e marcenaria. O piso laminado faz a contraposição com o revestimento da parede e proporciona conforto térmico.

O móvel anexo à bancada da pia, é solto e tem rodinhas, assim pode atender às diversas demandas e ser movimentado pelo apartamento.

Como o cliente pediu que o projeto permitisse a hospedagem de até três pessoas, a solução foi a inclusão de um sofá cama, que também trouxe um charme especial e descontração com o tecido listrado. Acima do sofá foi inserido um armário com profundidade suficiente para que os hóspedes possam guardar suas malas e, abaixo, também foi embutida uma fita LED para destacar a peça.

Toda a marcenaria foi pensada, para deixar tudo o mais funcional possível. Outro exemplo são os nichos na parte inferior da cama. “Assim o espaço foi melhor aproveitado para guardar sapatos, livros ou outros objetos”, completa a arquiteta.

O guarda roupas, que está no pé da cama, teve um painel fixado em sua lateral, assim a TV fica de frente para quem está deitado na cama. “Passamos toda a fiação por dentro desta marcenaria. Além disso, o recorte no armário oferece mais um apoio para quem está deitado. Ali colocamos também uma fita LED, para uma iluminação indireta”, detalha.

Contato:
Ju Matos Arquitetura e Interiores
(11) 976-163-338
https://www.jumatos.com.br

__________________