top

 

Home Arqbrasil

Tria Arquitetura [SP]

Home Arqbrasil

 

 

Sarah Bonanno
Marina C. de Almeida

 

A dupla apresenta um olhar criativo e cosmopolita. Acredita que cada projeto é exclusivo e demanda dedicação especial, seja ele residencial, comercial ou uma única peça de mobiliário.

 

55 11 3476-5588 | @ | WEB | @triaarquitetura

 

 

 

 

 

 

 

 

Apartamento Itaim | São Paulo / SP

 

• Tipo: Arquitetura + Interior Residencial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizado no movimentado bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, o apartamento de 135m² com planta original da década de 60, foi entregue as mãos das arquitetas do TRIA Arquitetura, Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida, com um pedido especial de priorizar a área social e de convívio da família.

Uma família com dois filhos pequenos, gêmeos de 6 anos, já morava no apartamento e sabiam exatamente o que gostaria de ter e aproveitar nos espaços. Uma área de convivência mais generosa que permitisse o convívio familiar nos momentos do dia a dia era a maior necessidade.

Para isso, a planta original foi revista. A maior demolição se deu nas áreas de serviço do apartamento, foi eliminado o quarto de serviço para aumentar o espaço da sala, mantendo apenas o banheiro dele para um apoio e depósito. A sala então ganhou mais uma janela. A cozinha foi aberta para a sala de jantar e um painel de correr de madeira permite seu isolamento quando necessário. Este painel por sua vez se tornou o grande elemento de destaque do projeto.

Os quartos generosos, como os projetos da época, foram mantidos em seu tamanho original. Tendo os banheiros totalmente reformados e modernizados.

A confiança do casal no perfil de trabalho do escritório foi um balizador do projeto, que ganhou total liberdade de criação. Trouxemos para a sala o elemento metálico leve em forma de estante delgada e branca que faz o contraponto perfeito com o grande painel de madeira ripada. Como a família é de origem carioca buscou-se no projeto mesclar o clima de praia com o alto uso cotidiano, usando madeira e toques de cores claras e suaves nos moveis e na produção.

A cozinha tem a cor azul Profundo, da Bontempo, e faz alusão ao mar, grande paixão da família.

O desafio, segundo as arquitetas, foi a demolição do quarto de serviço pois o piso precisou ser complementado como o original e os contrapisos nivelados para que não fosse evidente esse encontro. Já a iluminação foi projetada de modo que não fosse protagonista e sim apenas evidenciasse o uso das texturas e materiais aplicados, sobre a estante metálica uma fita de led embutida marca o perímetro de toda sua extensão e a faz “flutuar” com delicada leveza.

Ficha:
Projeto de Arquitetura: Tria Arquitetura
Equipe: Marina Cardoso de Almeida, Sarah Bonanno, Barbara Castro, Virginia Caldas, Talita Colin
Obra: Concept Engenharia
Marcenaria: Novaes Ferreira e Bontempo
Fotografia Cris Farhat

Fornecedores: Dekora cortinas e persianas / Decarvalho atelier / Breton / Brentwood / Líder / Labluz / Portobello Shop / KArpor pisos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apartamento 84m² | São Paulo / SP

 

• Tipo: Arquitetura + Interior  Residencial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Habitado por um jovem casal, o apartamento de 84m², localizado em São Paulo, precisava estar pronto para receber amigos e ser funcional para atender as necessidades do dia a dia. Para isso, as sócias do TRIA Arquitetura, Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida, previram o seguinte programa: cozinha integrada com sala de jantar e estar, área de serviço integrada com terraço, banheiro social, dormitório de hóspedes e a suíte com banheiro.

Para toda área social, as arquitetas optaram por um porcelanato cinza escuro pensando na praticidade e também para integrar as áreas da cozinha e lavanderia com as salas. Na área íntima, escolheram um piso de madeira com paginação escama de peixe para conferir conforto e modernidade.

Desenvolveram ainda um painel ripado em laca azul que esconde as portas da suíte, dormitório de hóspedes e banheiro social. Esse painel laqueado na cor azul é o grande destaque do apartamento. Desenhado com ripas assimétricas que camuflam as portas da suíte do casal, do dormitório de hóspedes e do banheiro social, os puxadores das portas foram desenhados tipo cava que também ficam camuflados pelo ritmo das ripas assimétricas.

Para criar uma área social integrada e ampla, as arquitetas também integraram a área do terraço à sala de jantar/cozinha e também a área de serviço, antes na área externa. Foram tirados os caixilhos existentes e elaborado um único fechamento da varanda, trazendo bastante luz natural e ampliando o ambiente.

Toda a marcenaria foi desenhada sob medida pelas arquitetas, como a mesa de jantar, bancada de escritório, cozinha e cabeceira da suíte do casal, esta com detalhe de iluminação indireta, trazendo mais aconchego para o ambiente.

Ficha:
Arquitetura e interiores: Tria Arquitetura
Equipe: Sarah Bonanno, Marina Cardoso de Almeida, Marina Mascaro, Gabriela Eberhardt
Fornecedores:
Marmoraria: Pedra de Esquina
Revestimentos: Portobelloshop
Marcenaria: JHC Marcenaria
Tecido Cabeceira: JRJ Tecidos
Iluminação: Arquitetura da Luz
Móveis: Líder Interiores, Fernando Jaeger
Piso de Madeira: Paupau

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terraço Jardim Paulistano | São Paulo / SP

 

• Tipo: Arquitetura / Interior / Residencial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um espaço que é um verdadeiro oásis na cidade de São Paulo. Essa é a proposta do novo projeto Terraço Jardim Paulistano, assinado pelas arquitetas Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida, do TRIA Arquitetura.

Antes da reforma, os clientes já viviam na casa, mas a área externa não era convidativa e era muito menor. Por gostar muito do verde, os clientes compraram uma casa vizinha para ampliar esta área. O briefing foi demolir essa casa e fazer uma grande área de apoio para receber a família e amigos, com muito jardim e sem interferência na casa onde já moravam.

O projeto ganhou uma grande laje de 12 metros de vão livre como prolongamento da sala antiga com área de estar, churrasqueira e jantar, e fechamentos laterais somente em vidro para integrar ao máximo o novo jardim à área. A laje de cobertura virou uma extensão dos quartos, nivelada com o pavimento superior da casa existente na qual o cliente solicitou fazer uma horta com desníveis para a possibilidade de plantio de espécies diversas.

Ficha:
Projeto: Terraço Jardim Paulistano
Arquitetura: TRIA Arquitetura
Equipe: Marina Cardoso de Almeida, Sarah Bonanno, Barbara Castro e Virginia Caldas
Ano: 2018
Área construída: 190m2
Área do terreno: 510m2

Fornecedores:
Obra: CPA Engenharia
Donosti Esquadrias Metálicas
Cálculo Estrutural: Benedictis Engenharia
Fotografia: Julia Ribeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

©Jizcom / https://arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira

Home Arqbrasil