top

 

Home Arqbrasil

CR2 Arquitetura / SP

Home Arqbrasil

 

 

Clara Reynaldo
Cecília Reichstul

 

Uma arquitetura investigativa, criativa, crítica e que dialogue com a cidade. Uma cidade com menos muros, mais aberta e acessível. Em espaços amplos, integrados e que possibilitem novas formas de viver, trabalhar e se divertir.

 

55 11 3034-4484 / 3031-4947 | @ | WEB | @cr2arquitetura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apartamento 607 (Tetrys Pompéia) | São Paulo / SP

 

• Tipo: Interior Residêncial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este apartamento de 46 m² (32m² internos e 14m² de varanda), no prédio mais descolado da Pompéia, zona oeste de São Paulo, foi comprado por investidores antes de começar a construção. Os investidores gostaram tanto do resultado final do prédio que decidiram reformá-lo e usá-lo pra lazer e aluguel de curta temporada.

Com isto, a reforma proposta pela CR2 Arquitetura, que tem à frente a arquiteta Clara Reynaldo, buscou deixar o espaço o mais amplo possível, sem separação entre sala, cozinha e quarto; que usasse materiais resistentes, de baixa manutenção e baixo custo, caso do porcelanato no piso e da fórmica na cozinha; e que o espaço, por ser pequeno, tivesse uma boa iluminação, por isso a predominância do branco nas paredes e no teto, do cinza claro no piso e do guarda-roupa e cabeceira brancas.

Já a grande varanda, que na maioria dos casos acaba incorporada ao apartamento, foi mantida como varanda, o que nos deixou muito felizes! Não só por ter uma área externa e coberta, o que caracteriza um outro tipo de uso com relação à área interna, como também por preservar a fachada do edifício tal qual foi pensada.

Na entrada do apartamento o bloco da cozinha se destaca pelo laranja forte! Que vai desde a bancada até a marcenaria. E em seguida um portal metálico preto marca a passagem entre cozinha e sala/quarto e faz ora função de estante, ora de mesa.

A iluminação no teto foi feita por plafons pretos com fios aparentes o que dá um ar meio industrial ao apartamento. E na varanda, confortáveis poltronas rodeadas por vegetação, os proprietários podem tomar um vinho vendo o pôr do sol ao fundo. O resultado é um apartamento iluminado, funcional, de baixa manutenção e muito agradável.


Ficha:
Apartamento 607 (Tetrys Pompéia)
Projeto: CR2 Arquitetura
Autora: Clara Reynaldo
Colaboradoras:Giovanna Klestoff e Paula Saito
Local: São Paulo, SP, Brasil
Projeto: 2018
Obra: 2019
Área: 46 m² (32m² internos e 14m² de varanda)
Fotos: Cris Farhat

Fornecedores:
Ar condicionado: Sulfrio
Boxes e espelhos: Arte em box
Gesso: Cirilo
Luminárias: Yamamura e Reka - plafon mesa
Mão de obra: Israel, Carlinhos e Charles
Marcenaria: Marcenaria Padrão
Mobiliário: TokStok
Porcelanato: cimento acetinado 84x84cm da Eliane
Pedras: Marmoraria Butantã
Persianas: A Morada
Serralheria: Durval (mesa/estante)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apartamento 702 (Tetrys Pompéia) | São Paulo / SP

 

• Tipo: Interior Residencial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este apartamento de 51 m² (41m² internos e 10m² de varanda), no prédio mais descolado da Pompéia, tem uma planta retangular e 3 grandes aberturas nas fachadas principais, o que deixa o espaço bem iluminado e ventilado.

O pedido dos proprietários era por um apartamento bem iluminado, prático, com baixa manutenção e com baixo custo de obra. E deveria atender os proprietários que moram no Recife e visitam a cidade com frequência e hóspedes temporários. Do lado esquerdo de quem entra foram pensadas duas divisórias que abrem e fecham e separam as áreas sociais das áreas privativas, disposição esta permitida pela forma retangular da planta e pela disposição do banheiro e da varanda em lados opostos.

O guarda roupa e escritório podem ora se abrirem pro quarto ou pra sala, dependendo de que divisória for fechada. E nas faces das divisórias voltadas pro quarto e para a sala foram pensados furos para permitir diferentes posições de suportes para se adequar aos usos do usuário.

As cores que predominam são o branco nas paredes, no teto e na marcenaria, o cinza no piso e na bancada da cozinha e preto nas luminárias com seus fio aparentes instaladas na laje. E pequenos detalhes coloridos se concentram em parte do sofá, nas cadeiras da mesa de jantar e nos nichos coloridos sobre a mesa do escritório.


Ficha:
Projeto: CR2 Arquitetura
Autora: Clara Reynaldo
Colaboradoras: Giovanna Klestoff e Paula Saito
Fotos: Cris Farhat
Local: São Paulo, SP, Brasil
Projeto: 2018
Obra: 2019
Área | 51 m² (41m² internos e 10m² de varanda)

Fornecedores:
Ar condicionado: Sulfrio
Boxes e espelhos: Arte em box
Gesso: Cirilo
Luminárias: Yamamura
Mão de obra: Israel, Carlinhos e Charles
Marcenaria: Marcenaria Padrão
Mobiliário: mesa Oppa, sofá desenho CR2 Arquitetura e Tok Stok
Porcelanato: cimento acetinado 84x84cm da Eliane
Pedras: Marmoraria Butantã
Perfis guarda roupa: Leroy Merlin
Persianas: Leroy Merlin

 

 

 

 

 

 

 

 

 

©Jizcom / https://arqbrasil.com.br  - O espaço da arquitetura brasileira

Home Arqbrasil