Paulo Bega, Fábio Matheiski e Luciano Tartalia inauguram o Verniz, o novo endereço de “achados” para decoração em São Paulo

No dia 28, sábado, a partir das 14h, os sócios Paulo Bega, Fábio Matheiski e Luciano Tartalia, inauguram o Verniz, um galpão com 400m2, localizado na estreita Rua Álvaro de Carvalho, 318, no centro de São Paulo, que reúne  “achados” decorativos vindos de pesquisas dos sócios em lugares como “família vende tudo”, depósitos, leilões, bazares, feiras e beiras de estradas.

Fora do circuito de garimpo de móveis e objetos de decoração da cidade, com peças requintadas a objetos de uso industrial, o acervo exposto no galpão é rotativo e não tem restrição de estilo. No novo negócio, os sócios atuam como facilitadores e oferecem ao público, principalmente profissionais da área de decoração, serviço de curadoria de garimpo a portas fechadas, com horário marcado.

As peças expostas, encontradas em lugares improváveis, podem ser restauradas, reutilizadas ou recriadas. Antes de serem vendidos, os móveis e objetos de decoração podem ser alugados para cenografia, serviço que o Verniz já oferece.

O extenso espaço do galpão em que os sócios, que exercem outras atividades profissionais além do Verniz, dedicam atualmente maior parte do tempo, é possível observar o contraste entre as peças industriais inacabadas e a conservação dos detalhes em objetos de valor histórico. As peças restauradas já estão disponíveis para compra imediata, entre elas, uma farmácia da década de 40.

“Esse móvel é semelhante a um aparador ou gaveteiro, a matéria-prima é peroba rosa.  É uma farmácia, foi encontrada em um sítio em Catanduva, interior de São Paulo. Ela foi utilizada por muitos anos ou décadas, em Catanduva mesmo, em algum estabelecimento. A marca dos pés do balconistaacabaram encurvando uma parte da madeira. Essa história do uso do móvel o torna ainda mais exclusivo”, comenta Luciano Tartalia.

O número de histórias e raridades encontradas não é vasto, segundo Luciano, certa vez, os sócios se surpreenderam ao adquirirem um lote em São Paulo. “Numa casa da década de 50, que seria demolida e os proprietários ofereceram lotes com seus pertences para venda, no bairro de Alto de Pinheiro, encontramos uma gravura da artista Tomie Ohtake. Uma obra de arte de importância incalculável”, conta.

Sob o olhar dos sócios, algumas peças ganham novas formas de uso. Ao caminhar entre estantes repletas de pequenos objetos, mesas de madeira de diferentes tamanhos, luminárias de ferro e grandes poltronas, é possível encontrar peças que normalmente possuem uma forma tradicional de uso, instaladas de maneira subversiva, como molas de um colchão antigo penduradas na parede.

Entre as peças recriadas por Verniz, está uma luminária feita a partir de restos de metal encontrados num ferro velho. Os sócios já tinham uma cúpula de metal com articulação, porém sem base, numa ida a um ferro velho, compraram uma base de metal bem pesada que foi adaptada com solda. Essa entre outras várias peças detém muito da essência do Verniz, que em suas recriações, exploram diferentes possibilidades de intervenções no contexto natural dos objetos.

Anteriormente, ao longo de 10 anos, os amigos de longa data interessados por design e descoberta de peças, realizavam buscas por peças com diferenciais de forma despretensiosa, com intenção de uso particular ou como forma de compartilhar os “achados” com outros amigos. Hoje, os sócios Paulo, Fábio e Luciano, que mantêm outras atividades profissionais em paralelo ao “hobby”, que há cerca de um ano vem se transformando em negócio, o Verniz, que abre as portas oficialmente este mês.

Paulo Bega – Multi-artista por definição. Música, fotografia, artes plásticas, moda e design, fazem parte de seu leque de trabalho. No Verniz coloca essas facetas em ação.

Fábio Matheiski – Em seu histórico de trabalho já transitou por moda, varejo e design. Hoje é sócio da Sapuppo Cenografia. NoVerniz, da espaço à paixão por design.

Luciano Tartalia – Sócio da DLX Bar Service, trabalha com o setor de eventos há cerca de nove anos. Hoje investe paralelamente no Verniz, onde se ocupa com restauro e criação de peças de mobiliário.

Serviço:
Inauguração Verniz
Sábado, 28 de novembro, das 14h às 20h
Rua Álvaro de Carvalho, 318, Centro, São Paulo
Horário de funcionamento: atendimento realizado com hora marcada por e-mail: contato@vernizsp.com.br
www.vernizsp.com.br

Nov/2015

 

HOME