A Roca convidou jovens profissionais de arquitetura e design a pensarem em soluções para a nova realidade pós pandemia, Brasil participou com 39 inscrições de projetos
Após abrir as inscrições para a edição especial edição especial da competição internacional de design, a Roca anuncia os cinco projetos finalistas que enviaram seus projetos com propostas focadas em novos produtos ou serviços relacionados ao saneamento, bem-estar e higiene concebidos para um olhar que atenderá às necessidades durante e após a pandemia do Covid-19.
A partir da primeira competição realizada em 2004 e ao longo de oito edições, o jumpthegap convoca o trabalho de jovens arquitetos e designers através do reconhecimento de projetos inovadores no âmbito do espaço para banheiros. Nesta ocasião, tendo em vista a situação causada pela expansão do
Coronavírus, o convite da Roca, que promove o concurso em parceria com o Barcelona Design Center (BCD), fundação espanhola, sem fins lucrativos, focada em promover o design como fator de inovação para as empresas e a vida das pessoas, foi estimular o desenvolvimento de ideias que contribuam para prevenir a propagação do vírus, melhorem as condições e disseminem a importância da higiene pessoal em quaisquer circunstâncias.
Os cinco projetos selecionados nesta edição especial do jumpthegap foram:
• “Bubble Bump” (Alina Pshenichnikova, Rússia): dispositivo que libera automaticamente desinfetante líquido em forma de bolhas de sabão para garantir que as crianças mantenham as mãos limpas e livres de qualquer risco de contágio
• “E-Tapis” (Hao Wang e Hanyuan Hu, China): limpador de sola de sapato inteligente por meio do uso desinfetante líquido e luz UV
• “Lux” (Juan Restrepo, Países Baixos): sistema inteligente de desinfecção para espaços públicos de banheiro por meio de luz UV
• “OM” (Rafael Vinader, Espanha): totem sanitário com dispensador automático de gel desinfetante hidroalcóolico e termômetro infravermelho
• “UVClean” (Lidia Grifts, Itália e Ekaterina Epifanova, Rússia): torneira equipada com uma cabine UV-light para desinfetar objetos como celulares enquanto o usuário lava as mãos
Balanço edição especial jumpthegap – O júri do concurso, composto por renomados profissionais das áreas de arquitetura e design, destacou o esforço de todos os participantes para integrar funcionalidade e design, com projetos viáveis (e não apenas conceituais), voltados principalmente para espaços públicos.
A qualidade dos projetos submetidos é ainda mais valiosa se levarmos em conta a redução do tempo de submissão para apenas 15 dias. Ao todo, 297 projetos de 1.567 participantes e de 94 países foram submetidos esse ano. O Brasil participou com 39 inscrições, marcando uma forte participação de profissionais localizados em São Paulo.
O júri desta edição especial do jumpthegap foi composto por Carl Hensman, chefe do Programa deÁgua, Saneamento e Higiene da Fundação Bill & Melinda Gates (EUA); Deborah Seward, diretora para a Europa do Centro de Informações das Nações Unidas (Bélgica); Luciano Kruk, fundador da Luciano Kruk Arquitectos (Argentina); Odile Hainaut e Claire Pijoulat, co-fundadoras da WantedDesign (EUA); Isabel Roig, diretora executiva do BCD – Barcelona Design Center (Espanha); Xavier Torras, Gerente de Comunicação e Marca da Roca (Espanha); Jordi Corral, Gerente de Projetos de Inovação Global da Roca (Espanha); e Ernest Hernandez, Gerente de Design da Roca (Espanha).
Em todas as edições realizadas até agora (oito padrão e um COVID19especial), o jumpthegap teve mais de 26 mil participantes de 150 países e se consolidou como uma plataforma onde estudantes e profissionais internacionais de design e arquitetura podem mostrar seu talento fornecendo soluções inovadoras.
O jumpthegap – Promovido pela Roca desde 2004, o concurso internacional de design jumpthegap ocorre bienalmente com a colaboração do BCD Barcelona Design Center e é destinado a pessoas criativas que pensam no futuro, enquanto projetam hoje.
Sucesso absoluto, as 8 edições anteriores da competição revelaram o talento de estudantes e profissionais ao desafiá-los a propor soluções e produtos conceituais, futuristas e inovadores para os banheiros. E assim discutir os novos desejos e necessidades dos usuários e a transformação de sonhos em realidade.
A história do concurso contabiliza 150 países e mais de 25 mil participantes, incentivando novas ideias que resultaram em quase 4 mil projetos apresentados com vistas para a construção de um mundo melhor para a sociedade mundial, respeitando a cultura e as particularidades de cada país onde a Roca marca presença.
Serviço:
jumpthegap
jumpthegap@roca.net
https://www.jumpthegap.net
Contato:
Roca Brasil
(11) 3061-526
http://www.br.roca.com