Arquiteta Pati Cillo aborda passo a passo completo para a utilização do papel de parede e conta suas experiências na utilização do material em seus projetos

Papel de parede por Pati Cillo

As parede têm a capacidade de expressar e revelar a personalidade do morador. Uma ótima alternativa para renovar e dar cara nova à casa é o uso de papéis de parede que podem ser encontrados nas mais variadas cores, estampas, estilos e até com efeitos tridimensionais.

O recurso é prático e pode ser encontrado com preços acessíveis. Mas na hora de escolher o modelo surgem as dúvidas: onde pode ser aplicado? Qual cola usar? Quantos metros devo comprar? Pensando nisso, a arquiteta Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura, responde as principais dúvidas para uma aplicação sem erros.

Como preparar a parede para receber o material – É essencial que a parede esteja completamente lisa e com uma demão de tinta para que o acabamento fique perfeito. “É bom lembrar que se o papel for claro, é fundamental que a parede seja pintada com uma cor clara. Dessa forma não corremos o risco da estampa do papel de parede ser alterada”, explica Pati.

Como escolher o tipo certo de material do papel de parede – Nas áreas molhadas, como cozinha ou banheiro, é interessante optar pelos papéis de TNT ou vinílicos, já que são resistentes a unidade. A arquiteta indica que para um efeito mais sofisticado, é preferível os papéis com tecido ou palha (seda, veludo, flocado). Apesar de não terem tanta resistência, o resultado final sempre agrada à todos.

Como calcular a metragem – Para fazer o cálculo, o modelo do papel deve ser observado. É necessário que tenha a medida certa de largura e altura, não apenas os metros quadrados. Se o papel de parede for estampado, a profissional sempre aconselha calcular de 10% a 20% a mais de material, pois terá que acertar a emendas dos desenhos. “Quando o papel é liso, o aproveitamento é sempre maior”, lembra a profissional.

Indicações para conservação e limpeza – O ideal é sempre limpar a seco com um pano limpo, aspirador de pó e espanador também é indicado. É essencial que nunca use produtos abrasivos.

Como retirar ou arrumar um eventual rasgo – Para retirar, vale borrifar água no papel de parede e, com a ajuda de uma espátula, realizar a retirada por partes. “Se rasgar, o melhor é trocar toda a faixa, porque o papel ficará marcado”, conta Pati.

Contato:
Pati Cillo Arquitetura
(11) 96930 6898
https://www.paticillo.com.br/