Localizado em Curitiba, Arbo Cabral da MDGP tem painel assinado pelo escritório carioca

Escritório Burle Marx assina painel do Arbo

O arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx foi um artista visionário, plural e multifacetado. É conhecido pela suas criações, sejam elas em esculturas, tapeçarias, pinturas, desenhos de piso, espelhos d’água, entre outros.

Mas o que sempre chamou a atenção foram os seus painéis, presente em algumas cidades no Brasil, como o painel de azulejo do Instituto Moreira Salles, criado em 1949, e a obra de cerâmica na entrada do ateliê de Burle Marx, em 1993, ambos no Rio de Janeiro.

Em Curitiba, o escritório de paisagismo Burle Marx, liderado pelo trio Isabela Ono, Gustavo Leivas e Júlio Ono – terceira geração do escritório, fará seu primeiro painel artístico exclusivo para o empreendimento Arbo Cabral, da Incorporadora MDGP, com previsão de entrega em 2020.

Este painel trará ainda mais singularidade e identidade ao edifício, que também tem seu paisagismo assinado pelo escritório. “A escolha do painel atribui personalidade ao empreendimento e agrega valor para o Cabral e região, ao fomentar a arte no bairro e deixar a região mais rica culturalmente”, explica Marlus Doria, diretor da MDGP.

O painel dá mais vida e dinamismo ao empreendimento e um dos pontos mais interessantes é a maneira como ele dialoga com o painel assinado por Poty Lazarotto no edifício Michelangelo, edifício vizinho ao Arbo Cabral. O painel em concreto será construído na frente do Arbo Cabral e compõe com as formas dos canteiros e a vegetação proposta no conceito paisagístico.

“A ideia é ter ao longo do percurso novas perspectivas visuais e pontos de interesse, com diferentes ambientes e um elemento marcante e atemporal, que é a obra de arte representada pelo painel na entrada”, explica Júlio Ono, arquiteto do escritório Burle Marx.

Ainda segundo o arquiteto, o traçado livre e as formas sinuosas e geométricas foram a grande inspiração durante a criação do painel “em referência às formas retas e austeras da arquitetura do Arbo, compondo harmonicamente com as formas orgânicas dos canteiros e sua vegetação, com diferentes texturas, mantendo os conceitos de Roberto Burle Marx e Haruyoshi, que acreditavam que o design paisagístico é uma forma de arte”.

Escritório de paisagismo Burle Marx – Fundado por Roberto Burle Marx, em 1955, o Escritório de Paisagismo Burle Marx é um renomado estúdio de paisagismo que cria e desenvolve projetos com assinatura exclusiva, através de soluções artísticas e personalizadas para cada espaço, sempre pensando na harmonia e beleza através de formas orgânicas e geométricas.

Em seu DNA, mantém os conceitos de Roberto Burle Marx – que propôs um novo estilo de composição, associando uma abordagem plástica com viés artístico com o uso de plantas nativas de cores fortes e vivas. Até hoje, seus trabalhos são referência no paisagismo contemporâneo mundial. Atualmente, o Escritório é coordenado pela terceira geração de arquitetos paisagista – Isabela Ono, Julio Ono e Gustavo Leivas, que possuem ampla experiência nacional e internacional e preservam os conceitos criativos de Haruyoshi e Burle Marx.

Exposição em São Paulo – Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre a vida e a história do arquiteto paisagista Roberto Burle Marx, até o dia 17 de março, o Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBe) realiza em São Paulo uma mostra com o retrato da sua trajetória. Com curadoria de Cauê Alves, a exposição retrata toda a sua trajetória, divididas nas sessões arte, paisagem e botânica, com cerca de 70 trabalhos divididos em desenhos, pinturas, esculturas, tapeçarias, peças de design, projetos e registros de espécies botânicas e expedições científicas do paisagista ao longo de sua vida. A mostra é aberta ao público e tem entrada franca.

Contatos:
Burle Marx Escritório de Paisagismo
(21) 2285-4669
http://burlemarx.com.br

Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia (MuBe)
(11) 2594 2601
https://www.mube.space/

Arbo Cabral
(41) 3501-6776
https://arbocabral.com.br/