Superlimão assina o projeto da Escola 42, escola de programação com ensino gratuito

Escola 42 pelo Superlimão

Escola de programação com ensino gratuito onde o aluno escolhe seu próprio currículo e avança através de módulos e sem professores, livros e emissão de diploma, a Escola 42 é uma instituição francesa com um método de ensino colaborativo, onde os alunos avaliam os trabalhos uns dos outros, sempre em atividades em grupo. Em 2019, a 42 São Paulo (como é chamada) chegou ao Brasil e se instalou na Vila Madalena, em São Paulo, com um projeto Superlimão.

Tendo essas características, o projeto de arquitetura precisava ser eficiente, atrativo e atender às necessidades técnicas e visuais para que o público – formado por pessoas a partir de 18 anos – estivesse imerso em seu universo e método de ensino. O resultado é um projeto contemporâneo, cujo programa se divide em quatro espaços – um de eventos e os outros três com salas para programação (com layouts diferentes) – numa área e 900m2.

Assim como a 42 tirou partido do filme de ficção científica “O Guia do Mochileiro das Galáxias, do autor inglês Douglas Adams, para escolher seu nome, para definir cores, materiais e acabamentos dos espaços da escola, a arquitetura também se inspirou no universo high tech dos anos 60/70/80, como por exemplo o filme “2001: Odisseia do Espaço”, de Stanley Kubrick.

Escola 42 pelo Superlimão / Fotos: Israel Gollino

A laje ainda vazia, sem uso anterior, ganhou nova construção em todo espaço, uma planta 40×4, comprida e estreita. O núcleo central é formado por uma copa e áreas de TI e os demais ambientes usados para salas de reunião, staff, programação e área de eventos. Há ainda uma cobertura / área externa para momentos de descompressão.

O mobiliário foi desenvolvido pelo Superlimão para atender a uma necessidade de acomodação atípica, por isso a escolha de mobiliários leves, com rodízio para fácil locomoção e caixotes para serem usados em ações especiais dentro do espaço. O forro é feito de madeira mineralizada com tratamento acústico e em celulose projetada e foi desenvolvida uma paleta de cores especialmente para a aplicação no projeto, que tem a descontração presente na serralheria e na sua comunicação visual.

Ficha:
Escola 42 São Paulo
Arquitetura – Superlimão
Time de Projeto – Antonio Figueira de Mello, Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Pedro Pontes, Inaiá Bottura e Pamela Paffrath.
Local – São Paulo, Brasil
Ano – 2019
Área – 1.200m2
Luminotécnica – LDArti
Construtora – Edifisa Engenharia e Construção
Identidade Visual – Studio Maya
Marcenaria – Lavore Móveis
Fotografia – Israel Gollino

Contatos:
Superlimão
(11) 3518-8919
http://www.superlimao.com.br

Escola 42 São Paulo
navemae@42sp.org.br
https://www.42sp.org.br/

 

Cadastre-se