Sistema construtivo em aço possibilita modernização do Instituto Caldeira, em Porto Alegre, com projeto de retrofit do escritório Bhemn Arquitetura
O Instituto Caldeira, localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, passou por uma transformação significativa para se tornar um espaço destinado a empresas e startups.
Construído nos anos 1920, o edifício histórico foi submetido a um retrofit realizado pelo escritório Bhemn Arch Experience Integrated.
O objetivo do projeto foi preservar a essência da construção original, mantendo sua personalidade, o que foi possível graças ao uso do sistema construtivo em aço. Ao todo, foram utilizadas 11,5 toneladas de aço em uma área construída de 4.790 m².
Preservando a identidade histórica
A arquiteta Cilulia Bhemn explica que o projeto foi dividido em várias etapas, começando pela criação de um programa de necessidades e, a partir disso, a definição de um conceito para o local e a escolha dos materiais a serem utilizados.
O prédio, que abrigava uma caldeira trazida da Inglaterra pelo empreendedor A.J. Renner, foi projetado para preservar sua identidade e contar sua história.
A utilização do sistema construtivo em aço, combinado com vidro e madeira, facilitou a integração entre o moderno e o tradicional. Esses materiais leves complementam a estrutura existente, sem desvalorizá-la, além de serem fáceis de instalar e movimentar.
Aço como protagonista
A edificação original já possuía elementos em aço, e a nova estrutura foi utilizada principalmente para criar a arquibancada central, protegida por uma cobertura de vidro.
Estruturas metálicas também foram empregadas para cobrir as áreas externas. Parte da cobertura foi revestida com telhas metálicas na cor cerâmica, criando um contraste e destacando as formas dos telhados inclinados tipo shed, realçando as paredes das fachadas internas.
A construção em aço como solução para retrofit
O Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) destaca que a construção em aço é uma excelente alternativa para projetos de retrofit, por permitir atender às novas necessidades sem grandes intervenções.
Além disso, as estruturas em aço oferecem esbeltez, leveza e rapidez de execução, sem comprometer a sustentabilidade, segurança e flexibilidade.
Resultado satisfatório e sucesso garantido
Cilulia avalia que a composição do sistema construtivo em aço estabelece uma relação harmoniosa entre a estrutura existente e as novas adições, resultando em um ambiente mais leve e moderno.
O resultado do projeto no Instituto Caldeira foi extremamente satisfatório, gerando grande procura e sucesso. A escolha dos materiais e a preservação da identidade histórica foram fundamentais para o êxito do empreendimento.
Ficha:
Instituto Caldeira
• Etapa-01
4.º Distrito, Travessa São José, 381, Porto Alegre, RS.
1340 m²
2020
Projeto Arquitetônico:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn / @bhemn.ex
Projeto de Interiores:
Jaqueline Testa / @criandodesign
Projeto de Paisagismo:
Susana Nedel / @susananedel
Execução:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn
Eng. Renata Lasta • Bhemn / @bhemn.ex
• Etapa-02
4.º Distrito, Travessa São José, 455 Porto Alegre, RS.
3450 m²
2021
Projeto Arquitetônico:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn / @bhemn.ex
Projeto de Interiores:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn
Arq. Cilulia Freitas • Bhemn / @bhemn.ex
Projeto de Paisagismo:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn@bhemn.ex
Execução:
Arq. Elaine Milca Nagel • Bhemn
Eng. Renata Lasta • Bhemn / @bhemn.ex
Conceituação e ressignificação / Demolições de paredes, aberturas e novos acessos / Serralheria / Projeto e instalação de ar-condicionado / Pisos, revestimentos e pinturas / Cobertura metálica com vidros / Projeto e execução de iluminação / Hidráulica e elétrica / Adequação e adaptação de acústica / Mobiliário / Pinturas e gesso.
Contato:
Bhemn Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/28133/bhemn-arquitetura/
https://bhemn.com.br/
Palavras-Chave – retrofit; arquitetura; aço; Bhemn Arquitetura; Instituto Caldeira; Porto Alegre; Rio Grande do Sul; prédio histórico; preservação da identidade histórica; caldeira; empreendedor A.J. Renner; sistema construtivo em aço; vidro; madeira; arquibancada central; cobertura de vidro; estruturas metálicas; telhas metálicas; cor cerâmica; telhados inclinados tipo shed; Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA); retrofit; construção em aço; esbeltez; leveza; rapidez de execução; sustentabilidade; segurança; flexibilidade; ambiente mais leve e moderno; sucesso;