Arquiteta Júlia Guadix desenvolveu soluções bem executadas para as dimensões compactadas e um décor moderno para um imóvel com apenas 46 m², destinado à locação
Ao adquirir um imóvel, nem sempre a intenção do proprietário é a de morar. Para o casal que procurou a arquiteta Júlia Guadix, à frente do escritório Studio Guadix, a aquisição do apto de 46 m² foi voltada para a locação.
A ideia, que norteou toda concepção do projeto, situado em um importante ponto empresarial da capital paulista, era produzir uma arquitetura de interiores muito bem pensada para agradar ao público que trabalha e busca morar no entorno dos escritórios.
Desde pessoas mais jovens, como também aqueles mais experientes, que vivem um estilo de vida mais descolado e que prezam por estar mais próximos de suas atividades profissionais.
“Para que o apartamento se tornasse mais amplo e moderno, fizemos uma reforma total que integrou todos os ambientes. Um dos maiores exemplos está na varanda, onde tiramos a porta de correr e nivelamos o piso para adicioná-la à parte social.”
“Além da questão estrutural, no décor optamos por um visual descolado e com cores neutras, escolhidas dentro da proposta de versatilidade e para agradar diferentes gostos”, comenta a arquiteta
Living
Embora plenamente conectados, os ambientes deste apartamento são bem delimitados. Logo na entrada, a arquiteta aproveitou um pequeno espaço do living para criar o cantinho de leitura com a colocação de uma gostosa poltrona e um móvel em MDF, com padrão freijó, que serve de banco e sapateira. Acima dele, a instalação de um grande espelho é responsável pela almejada sensação de amplitude.
Ao adentrar na sala de estar, é possível perceber não haver uma divisão da sala com a cozinha: a solução encontrada por Júlia foi criar uma bancada de MDF, fixada com mãos francesas invisíveis, que atende tanto às refeições rápidas, como também é parte do rack e, próximo à mesa de jantar, vira apoio para bebidas e aperitivos.
A paleta de cores claras e sóbria é um dos destaques do ambiente e reúne vários acabamentos em tons de cinza, como o piso de porcelanato com padrão de cimento queimado.
Na parede, o ripado de MDF esconde a porta mimetizada que dá acesso ao quarto e ao armário que acomoda os produtos de limpeza do apartamento, uma vez que não eles não caberiam na lavanderia.
“Para essa parede ripada, escolhemos o branco, pois cinza ficaria pesado e diminuiria o ambiente. No chão, ao invés de um tapetão, misturamos dois modelos com estampas e materiais diferentes que foram sobrepostos. Ambos são feitos no tear, porém um tem a juta como material principal e o outro é mais macio, composto por fios de algodão e chenile”, explica a profissional.
Varanda
Com a retirada da porta de correr, foi preciso nivelar o piso da varanda com o da sala, recurso que reforçou a percepção de continuidade e amplitude.
Redonda, a mesa de jantar foi eleita por ser compacta e propiciar mais fluidez à circulação e, para completar, o envidraçamento em seu perímetro e a instalação de persianas rolô foram incluídos para assegurar, privacidade, conforto, bem-estar e um filtro equilibrado para a luz solar.
“Separamos o cantinho da varanda onde dá a janela da lavanderia para ser a área técnica do apartamento, acessada por uma porta de vidro integrada ao envidraçamento. Nesse espaço, inserimos a condensadora do ar-condicionado e os moradores conseguem, inclusive, ter um varal para estender roupas”, revela Júlia.
Cozinha
Com a retirada da porta que fazia a separação com a lavanderia, e a bancada alta, que separava da sala de estar, a cozinha parece maior mesmo com a metragem enxuta. Depois da reforma, tornou-se aberta para a sala e próxima da entrada, ficando mais vistosa. Neste cômodo, Júlia trabalhou com o mesmo modo do restante do apartamento, dando preferência aos tons sóbrios e claros.
Quarto
Na ala íntima do apartamento, Júlia conseguiu colocar uma cama Queen graças à marcenaria sob medida. O antigo armário/rack com portas de abrir, que ocupava muito espaço quando abertas, saiu de cena e deu lugar ao armário com portas de correr, resultando em um melhor aproveitamento do espaço.
À esquerda da cama, em vez de uma simples mesa lateral, foi desenhado um móvel que atende ao escritório no quarto. “Um detalhe importante é que aqui também não fizemos forro, possibilitando aproveitar melhor o pé-direito”, completa.
O local destinado ao trabalho ocupa muito bem o espaço ao lado da cama por meio da composição de um móvel sob medida que é mesa de cabeceira e também organiza o home office, a bancada se sobrepõe a este móvel, garantindo a altura correta para cada plano, e a cadeira com regulagem de altura arremata o ambiente.
“Como não temos forro e só há um ponto de luz no centro do quarto, aproveitamos a prateleira para embutir uma fita LED, assegurando uma iluminação perfeita para o trabalho”, pontua Júlia.
Banheiro
Por fim, não foi preciso mudar o layout do banheiro de apenas 2m². As alterações ficaram por conta da troca dos revestimentos, bacia sanitária, da bancada, marcenaria e iluminação, além da criação do nicho para xampus e da troca do kit do box para acabamento preto.
A bancada de granito Branco Itaúnas, sem saia aparente e com apenas os 2 cm de espessura da pedra, a escolha do mesmo porcelanato para piso e parede, a escolha do mesmo MDF para o apartamento todo e claro, muita pesquisa, tornaram o projeto mais econômico, lembrando que se trata de um apartamento para alugar.
“No banheiro também aproveitamos os vidros do antigo box, mas trocamos as ferragens por alumínio preto, e incorporamos o toalheiro térmico, que oferece um conforto a mais no ambiente”, finaliza a arquiteta.
Contato:
Studio Guadix
https://arqbrasil.com.br/19197/studio-guadix/
https://www.studioguadix.com/