O projeto consiste no retrofit de uma área de 400m2, localizada em um dos edifícios originais da Poli

Superlimão na PoliUsp

Projeto fruto da parceria entre empresa e a Poli (Escola Politécnica da USP), tem o objetivo de aproximar os alunos do mercado de trabalho através da pesquisa e investigação de temas como inovação e empreendedorismo.

O tema é muito pertinente pois há tempos percebemos que os projetos de escritórios estão cada vez mais parecidos com as próprias universidades, lugares de troca e colaboração. Desta vez, o desafio foi trazer o que há de melhor do ambiente corporativo para o universitário.

Boa parte das ações aconteceram no sentido de retomar e potencializar a arquitetura do edifício, valorizando sua história e técnicas de conforto ambiental presentes.

As aberturas, que ao longo de inúmeras alterações haviam sido fechadas, tiveram seus vãos ampliados com o objetivo de melhorar a qualidade da iluminação e ventilação dos espaços, além de estabelecer uma relação de conexão com as áreas externas do campus, trazendo o visual tão agradável e rico em áreas verdes para dentro do espaço.

Superlimão na PoliUsp

A questão acústica teve também uma atenção e tratamento especial no projeto para garantir o conforto e qualidade no uso dos espaços.

Para atender às diversas demandas do programa foram criados espaços dinâmicos e flexíveis que permitem diferentes possibilidades de configurações, como por exemplo, salas menores pra reuniões internas de brainstorm, booths para reuniões rápidas informais, phone booths individuais e auditório.

Um dos destaques do projeto, pensando nessa demanda, foi a criação de uma arquibancada móvel motorizada, que se desloca através de um trilho, possibilitando a configuração de uma área de uso maior ou menor, dependendo da necessidade (que pode variar de 30 a 50 pessoas).

Dependendo do seu tamanho, essa área pode funcionar como um auditório, ou como um espaço de trabalho, apresentações e eventos. Além disso, o espaço sob a arquibancada foi otimizado e aproveitado para instalação de phone booths.

No desenvolvimento do projeto, a escolha foi manter aparente alguns elementos construídos, suas técnicas e materiais utilizados, de maneira que o próprio espaço inspirasse e ensinasse os alunos que o frequentarão.

A lateral da arquibancada recebeu um elemento transparente que permite a visualização da sua estrutura de funcionamento interno. As paredes de drywall foram desenvolvidas em policarbonato transparente para que a sua estrutura ficasse visível, expondo a forma como foi pensada e executada.

Ficha
Projeto AmbevOn
Arquitetura Superlimão
Equipe de Arquitetura – Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello, Marília Vicentini, Maria Fernanda Bellodi, Giovanna Sarnelli, Gabriela Lamanna, Diego Alves e Ana Carolina Hidalgo.
Plano Urbano PoliUsp – Base Urbana / @base.urbana
Ano 2021
Área 400m2
Endereço Av. Prof. Luciano Gualberto, 1380 / USP / São Paulo, SP

Fornecedores
Construtora – W Estrutura / @westruturaengenharia
Marcenaria mobiliários – Oficina 27 / @oficina.27
Projeto Luminotécnico – LdArti / @ldarti_lighting
Mobiliários salas – Novidário / @novidario
Acústica – Acústica e Sônica / @acusticaesonica
Mobiliário lounge (sofá e banquetas) – Farher Design / @fahrerdesign
Fotografia: Maira Acayaba / @mairaacayaba

Contato:
Superlimão
(11) 3518-8919
http://www.superlimao.com.br/

 

#Superlimão