Peças são uma alternativa simples e prática para renovar o visual desse ambiente.

Quadros Urban Arts decorando banheiros

Ambiente com quadro Gorgeous – Studio403, por Studio 403, à venda na Urban Arts

Obras de arte são um bom investimento para colocar em prática uma reforma completa para transformar e redecorar alguns ambientes – sem o famoso quebra-quebra. E não há certo ou errado na hora de escolher as peças, o que vale é seguir o estilo pessoal com bom senso. No banheiro, elas geralmente são penduradas ao lado de espelhos ou em cima de banheiras e vasos sanitários, agregando delicadeza e elegância ao espaço.

Além de cobrirem imperfeições, definirem uma temática e contar uma história pessoal, elas ajudam a marcar um ponto focal, adequam-se em todas as linhas de decoração, como vintage, moderna e country, por exemplo. No entanto, na hora de escolher onde colocá-los, é preciso pensar sobre qual mensagem a obra deve transmitir, verificar se o espaço é iluminado e evitar proximidade com água e vapor.

A Urban Arts convidou a arquiteta Juliana Fabrizzi e o consultor e designer de interiores da Urban Arts Flagship, Lucas Alves, para dar dicas sobre como decorar este ambiente que ganha cada vez mais importância. Confira:

Como decorar um banheiro?
A arquiteta Juliana Fabrizzi alerta que pelas especificidades do local, o mais indicado é sempre criar um ambiente mais minimalista, sem deixar de lado a criatividade. “Não existe muita regra. É possível ser criativo e usar composições de pequenos quadros ou apostar em apenas um em destaque”, afirma. “Em banheiros maiores, o melhor é optar por quadros grandes, aproveitando o espaço. Para banheiros comuns/menores, o ideal são quadros um pouco menores, para que não haja poluição do ambiente”, completa.

Quais os principais cuidados?
O consultor Urban Arts Lucas Alves alerta que é preciso levar em consideração a umidade característica do local na hora da escolha do tipo de acabamentos das artes. “Artes como papéis fotográficos ou telas em canvas podem perder sua qualidade e beleza devido a umidade desses ambientes. Indico sempre o poster filete, que seria uma impressão da arte em adesivo vinílico em uma prancha de MDF, sendo mais resistente a umidade, ou o metacrilato, devido ao acabamento em poliestireno como vedação na parte de trás do quadro”, completa.

Qual o local correto?
A dica da arquiteta é evitar colocar ao lado de espelhos e banheiras e aproveitar as paredes livres de forma harmônica. Porém, por serem áreas onde existem muitos detalhes, como ganchos, mobiliário, pias, espelhos, entre outros, o consultor Urban Arts alerta que próximos a esses locais, a chance de que os respingos estraguem o quadro é próxima de 100%.

Qual o modelo mais indicado?
“O acabamento escolhido é o limitante para o local da arte dentro do banheiro. Paredes como as de vaso sanitário são alguns dos lugares dos banheiros que possuem menos circulação de água, sendo bons locais para a instalação de quadros. Artes que ficam em paredes opostas a espelhos também são ótimas por conta do reflexo”, afirma Lucas Alves. Um material que muito indicado é o metacrilato, que passa por um minucioso processo de confecção nas suas camadas, o que pode impedir a umidade e o mofo de aparecerem. Este acabamento, na maioria das vezes, confecciona-se sem moldura com um perfil (espécie de moldura traseira) em alumínio, para que a arte se projete de forma tridimensional aos olhos de quem a admira. Já as telas em canvas, que nada mais são do que telas em algodão, com o passar do tempo, vão sofrer o famoso processo de ‘emboloramento’, que acontece quando o mofo (ou bolor) se torna visível.

Para Juliana, levando em conta todas as precauções quanto ao material utilizado, a dica é sempre utilizar paleta de cores no ambiente, pois os tons dos quadros escolhidos definirão a personalidade do seu banheiro. “Outra dica é pensar no contraste com os azulejos do local. Utilizar quadros em contraposição a azulejos e revestimentos cria um ambiente único”, recomenda.

Urban Arts
tel.: (11) 3086-0002
urbanarts.com.br
@urbanarts