O escritório Mirá Arquitetura, das arquitetas Juliana Rinaldi e Fernanda Hardt, apostou em ambientes abertos, bom uso da marcenaria e revestimentos claros

Mirá com aproveitamento de espaçoA integração entre os ambientes é uma excelente alternativa para quem deseja ter mais espaço em residências com metragem reduzida. Hoje, com imóveis cada vez mais compactos, a necessidade de aproveitar cada centímetro tornou-se fundamental.

Foi pensando nisso que as arquitetas Juliana Rinaldi e Fernanda Hardt, à frente do escritório Mirá Arquitetura, transformaram este apartamento de apenas 60 m², na capital paulista.

Para os moradores poderem receber amigos e familiares com máximo conforto, saíram as paredes da área social, fazendo com que sala de estar, jantar, cozinha e varanda ganhassem ainda mais amplitude e fossem bem aproveitadas.

“Na ala social, propusemos a conexão dos ambientes, mas conseguimos delimitar cada área e conseguir a privacidade necessária com o uso de divisórias bem pensadas. Dessa forma também conquistamos mais áreas de armazenamento”, explica Juliana, que cita a cristaleira como uma das atrações do projeto.

Ela está voltada para a cozinha e suas costas compõem o painel da sala de TV, enquanto a estante metálica branca separa os espaços, mas, ao mesmo tempo, não cria barreiras pesadas por ser vazada.

Quem chega ao apartamento, logo consegue observar a união dos ambientes, onde tudo está muito bem definido e dividido com a proposta de arquitetura e decoração. No jantar, Juliana e Fernanda optaram por um canto alemão, ótima solução para áreas reduzidas.

Sob medida, ele foi feito de marcenaria, tem encosto confortável com tecido viscolinho e capitonê, alternativa que acolhe moradores, amigos e familiares. “Acima do encosto, trabalhamos com um grande espelho, de 2,40×1,20m, que fica alinhado na parte inferior da prateleira da sala. Esse recurso faz com que o ambiente parece duplicar de tamanho”, comenta Fernanda.

Mirá com aproveitamento de espaço / Fotografia Nathalie Artaxo

Em busca de reforçar a amplitude dos espaços, o material do piso é o mesmo em todos os lugares, caso do porcelanato com visual de mármore, em placas grandes, de 90 x 90 cm.

Na área social também ajuda a espalhar luminosidade e amplitude o cenário com cores neutras e terrosas, delicadamente ‘aquecido’ pela presença da madeira, seja no raque com portas ripadas, seja no mobiliário sob medida e solto.

O local também é contemplado pela luz natural abundante proveniente da varanda gourmet, já que entre os dois cômodos não existe divisória. Essa iluminação se dá por conta do fechamento de vidro que toma conta de toda varanda e conecta os moradores com a gostosa visão do skyline da cidade.

A varanda foi pensada para receber as visitas, tornando-se um dos lugares prediletos do apartamento. Pensando na otimização de cada centímetro, as profissionais da Mirá Arquitetura desenharam um banco de madeira em formato de U, com encosto de madeira e três nichos para livros e objetos, acompanhado de um confortável futon com almofadas.

Logo à frente, mesinhas de centro, com alturas diferentes, são importantes pontos de apoio e seu design reforça o décor dinâmico e versátil.

“Na área externa, os moradores nos pediram para que fosse possível receber muitos amigos, mas no dia a dia oferecesse o despojamento suficiente para beber vinho ou ler um livro. Ainda conseguimos que a vista privilegiada de São Paulo emoldurasse o espaço”, esclarece Juliana.

Para tornar o entretenimento da família ainda mais completo, o projeto previu uma churrasqueira elétrica, equipada com uma tampa capaz de evitar que a fumaça e o cheiro de gordura invadam os cômodos vizinhos.

“Adoramos essa opção, que não exige duto, tem baixa emissão de fumaça, oferece praticidade e segurança na hora de acender, além da facilidade de limpar”, enumera Fernanda.

Na bancada, mais uma boa ideia: ela foi revestida de porcelanato polido, reunindo a resistência da cerâmica e o visual nobre da pedra. É a escolha perfeita para manusear os alimentos, sem se preocupar com manchas nem riscos.

Na marcenaria, outro destaque, as arquitetas misturaram o acabamento melamínico branco, na parte inferior que envolve o frigobar, e a madeira ripada, no alto, acompanhado de uma prateleira para expor objetos e até plantas.

O outro extremo, onde antes era a área técnica para o ar-condicionado, recebeu espécies naturais de plantas para compor o jardim vertical. Ali, o móvel compacto dá vida ao bar, tornando o cantinho usado com frequência.

Na cozinha, o grande segredo foi a marcenaria, que permitiu encaixar toda a proposta das arquitetas. Assim, conseguiram posicionar gavetas, gavetões e o forno embutido. A bancada de porcelanato concentra o cooktop, cuba de inox e proporciona um espaço para manusear os alimentos.

“O ‘pulo do gato’ da marcenaria ainda nos ajudou a resolver questões mais delicadas como a coifa, que está embutida e ainda tem um respiro para seu funcionamento, além do micro-ondas e da geladeira”, lembra Fernanda.

A área de serviço, embora pequena, faz parte do projeto e serve muitíssimo bem ao dia a dia do casal. Com um tanque de inox, a bancada de porcelanato, na mesma especificação do piso, está pronta para o encaixe da lava e seca com abertura frontal, que ocupa menos espaço.

Na parte superior, um pequeno espaço para receber cabides com roupa passadas e, novamente, o ripado entrou em cena para esconder o aquecedor de água do apartamento.

No quarto de casal, o posicionamento da cama Queen Size, alinhada com a janela, possibilitou tornar a circulação fluída. A cabeceira foi instalada no peitoril da janela e não interferiu na comodidade de sentar-se à cama para aquela leitura gostosa antes de dormir.

“Mais uma vez os espelhos se fazem presentes. Agora, eles estão nas portas do armário para dar a sensação de amplitude que é necessária”, comenta Fernanda.

Já no quarto de hóspedes, que também serve como home office, as dimensões são ainda menores. De acordo com Fernanda, a cama é a protagonista do layout e, a partir dela, foram definidas a circulação, o uso da mesinha de cabeceira suspensa e de um pendente moderno.

“Derrubamos a parede de alvenaria entre os quartos de hóspedes e casal para ganhar espaço ao substitui-la pelo armário, com área de armazenamento para os dois ambientes”, ressalta.

Por fim, o banheiro, que também se assemelha a um lavabo, apresenta materiais sofisticados, como o porcelanato com visual de mármore, que reveste piso e paredes.

A estratégia de Fernanda e Juliana foi trabalhar com um ambiente que oferecesse duas possibilidades: banheiro relaxante para os moradores e um lavabo surpreende para as visitas.

“Revestimos todas as paredes e fizemos a cuba no mesmo material, no caso, o porcelanato. Enquanto isso, a madeira ripada contribui para ‘aquecer’ a proposta”, conclui Juliana.

Contato:
Mirá Arquitetura
(11) 3032-4608
https://www.mira.arq.br

#MiráArquitetura