Inspirada no frescor de uma vida à beira-mar, a decoração mediterrânea é um estilo muito apreciado em todo o mundo – e que começa a ganhar cada vez mais adeptos no Brasil

Fani para banheiros e cozinhas mediterrâneos

Monocomando de Mesa 6256 GE606 Linha Gourmet – Fani

Esse estilo de decoração importa para dentro de casa a estética das construções às margens do Mar Mediterrâneo, que vai do sul europeu (passando por Espanha, Itália e Grécia, por exemplo) ao norte da África (Marrocos, Tunísia, Egito, entre outros), uma região efervescente em referências culturais.

Embora seja pontualmente adaptada conforme o país, há convergências nesse estilo, sobretudo na utilização de elementos naturais (madeira, vime e pedras), além de texturas e desenhos que impressionam o olhar.

Não por acaso, a paleta de cores remete justamente ao mar, ou seja, são notáveis composições com os diferentes tons de azul e verde, balanceados pelo uso de cores claras ou neutras como branco e terracota.

Para acertar nas escolhas dos materiais, é preciso conhecer bem as referências e adaptá-las com planejamento a diferentes gostos e necessidades.

Desenhos étnicos
O estilo mediterrâneo é caracterizado, entre outros atributos, pela presença de desenhos étnicos – geralmente florais ou geométricos – em tapetes, obras de arte e diversas outras aplicações, como é o caso dos revestimentos.

É possível revestir as paredes com acabamentos em gesso ou materiais naturais como madeira e pedras, mas para ir além neste décor, a dica é abusar da criatividade com revestimentos estampados.

Há uma infinidade de possibilidades com azulejos, cerâmicas e porcelanatos, que podem ser aplicados não só no piso, mas também ‘subir’ pelas paredes para dar dinamismo a banheiros e cozinhas.

Na cozinha, outra aplicação bacana é usar esses revestimentos no frontão da pia, dando vida a uma pequena porção de parede geralmente reprimida pelo pouco espaço deixado entre a bancada da pia e os armários acima.

Serviço:
Fani Metais e Acessórios
tel. 11 3595-1100
fani.com.br
@fanimetais