Parceria entre empresas e centros de pesquisa viabilizam a criação de vegetação em ambientes fechados.

Luz de LED potencializa jardins verticais

Desde sua criação há 2.500 anos, os jardins suspensos da Babilônia continuam sendo uma referência e fonte de inspiração para diversos arquitetos em todo o mundo. Para a Archtrends Portobello, fonte de tendências em arquitetura e design, os jardins verticais são a onda do momento. Também conhecidas como paredes verdes, essas estruturas são relativamente pequenas, mas ainda contribuem para a temperatura do ambiente, aumentando a umidade e reduzindo a poluição sonora, além de trazer bem-estar psicológico pela proximidade com a natureza.

A falta de espaço é um grande problema nos centros urbanos, e os jardins verticais interiores assumem um papel importante na disponibilização de ambientes naturais, mesmo em espaços muito reduzidos. Essas estruturas requerem cuidados especiais para garantir durabilidade e funcionalidade, necessitando em alguns casos do uso de iluminação artificial para manter o crescimento saudável das plantas.

A luz de LED, segundo Karen Piedade da Onnoled, divisão de negócio de soluções de iluminação sustentável da Varixx, viabiliza o cultivo desses jardins. “A luz artificial também é absorvida pelas folhas, através da clorofila, substância que dá a coloração verde a elas. Então a clorofila e a energia da iluminação LED transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância tão essencial para as plantas é conduzida ao longo dos canais existentes para todas as partes do vegetal”.

Um recente estudo da Varixx, da Vertigarden e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da USP (ESALQ) com agricultura de ambiente controlado apontou que o uso de iluminação artificial com dez espécies de plantas ornamentais, temperos e morangos pode ser tão eficiente quanto a iluminação natural, apresentando bons resultados.

“Os jardins verticais podem ajudar, por exemplo, a reduzir a pegada de carbono de um edifício filtrando poluentes e dióxido de carbono do ar, melhorando a qualidade do ar e consequentemente a qualidade de vida das pessoas que vivem nas proximidades”, conta.

Piedade comenta que essas pequenas estruturas verticais, impactam positivamente o meio ambiente, com a redução do uso de recursos naturais e insumos como a água e defensivos agrícolas. O consumo é local evitando deslocamentos logísticos e a emissão de mais poluentes. É uma opção sustentável e resiliente para o mundo, em resposta à escassez de recursos.

Finaliza abordando que os jardins verticais são considerados como um dos principais recursos do design biofílico, uma grande tendência nos dias hoje, cujo conceito é integrar a natureza aos espaços construídos de modo a promover saúde e bem-estar.

Sobre a Onnoled
A Onnoled é uma divisão de negócio de soluções de iluminação sustentável da Varixx. A Onnoled combina a mais inovadora forma de iluminação, com a melhor escolha em economia, durabilidade e sustentabilidade.

Sobre a Varixx
A Varixx é uma fabricante líder no mercado brasileiro em soluções para eletrônica de potência, semicondutores e iluminação LED. Detentora de inúmeras patentes tecnológicas, a companhia vem se reinventando nas últimas décadas baseada em três pilares: ambientes mais seguros, operações inteligentes e produção responsável.

Sobre a Vertigarden
VERTIGARDEN é uma empresa de soluções verdes para ambientes urbanos, especialista em jardins verticais e sistemas hidropônicos modulares, a empresa desenvolve uma nova geração de cultivos ornamentais sem solo.

Sobre a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ)
A unidade localizada no município de Piracicaba, São Paulo pertence à Universidade de São Paulo (USP) voltada ao ensino, pesquisa e extensão universitária nas áreas das ciências agrárias, sociais aplicadas e ambientais.

Serviço:
onnoled.com.br
varixx.com.br
vertigarden.com.br