A criatividade de profissionais de arquitetura vem ganhando um novo queridinho nos projetos de cozinha, o porcelanato. Um revestimento muito usado nos pisos e paredes, tem sido utilizado como tendência em bancadas de casas e apartamentos.

Staccato: porcelanato também na bancada

Mais que o queridinho da vez, a peça apresenta ser uma alternativa muito interessante, repleta de vantagens como alta durabilidade e resistência, personalidade e design único, além de possuir uma aparência diferenciada para vários estilos decorativos. Dentre os exemplares e variações, existem rústicos, sofisticados, tons neutros ou escuros, que imitam mármore e ou concreto, tornando-se uma peça chave na decoração e organização do ambiente.

Confira algumas dicas com Gisely Oliveira, diretora da Staccato Revestimentos.

Tipos de porcelanato
Técnico: Recebe uma camada de esmalte na superfície, apresentando alta resistência e baixa absorção de água
Esmaltado: Recebe uma camada de esmalte por cima da peça, pode ser encontrado em superfície lisa ou áspera, como brilhante e fosca.
Polido: apresenta superfície lisa, recomendado para área secas, recebe polimento e uma cama de impermeabilizante.
Natural: não recebe nenhum acabamento, é pouco escorregadio e apresenta superfície fosca, com maior sensação de conforto no local.
Ext: indicado para área externa por não escorregar, são impermeáveis e de fácil limpeza e manutenção.

Onde posso usar?
O porcelanato pode ser utilizado na cozinha, tanto na pia, como nas banquetas, nichos ou embutidos. No banheiro e em área de serviço são bem-vindos também. “O porcelanato é muito resistente, não apresenta absorção de água, sendo ideal para lugares úmidos”, conta Gisely.

Porcelanato risca?
Apesar de super resistente e super duradouro o porcelanato é suscetível ao risco. A dica fundamental é ter cuidado na hora de cortar carnes e legumes na superfície. Utilize sempre uma tábua por baixo.

As panelas podem ser colocadas quentes no local, podendo ficar próximo à churrasqueira e não é danificada pelo calor. “A resistência e durabilidade da peça são as maiores vantagens, principalmente se usada na cozinha. Vale lembrar que não podem ser higienizados com produtos de alta abrasão, como a base de ácidos ou cloro”, reforça Gisely.

Custos
A bancada com este tipo de revestimento pode ficar um com valor um pouco elevado, pois não é a opção de custo baixo no mercado, em contrapartida, sua instalação é pouco complexa. “A peça mais indicada são porcelanatos técnicos, pois são submetidos a altas temperaturas, o que garante resistência ao calor, manchas e possui pouco absorção de água. A Cerâmica Portinari oferece ótimas opções, como a peça Apuan, que pode oferecer charme e estilo ao espaço”, finalizada a diretora.

Sobre a Staccato Revestimentos
Boutique de acabamento especializada na comercialização de revestimentos, louças e metais. A loja possui portfólio completo de produtos com soluções para os profissionais das áreas de arquitetura, decoração e paisagismo.

Serviço:
Staccato Revestimentos
Unidades
Alphaville: (11) 4191-9816
São Paulo: (11) 3061-3336 /3061-3309
Granja Viana: (11) 4612-1245 /(11) 4702-8702.
staccatorevestimentos.com.br